24 setembro 2012

Garbo e elegância: Maximo Boschi Speciale Extra Brut 2007


Em julho publiquei aqui o primeiro vinho da Maximo Boschi que comprei, um Merlot da safra 2000 (relembre) que comprovou na taça a proposta da vinícola de entregar ao consumidor vinhos evoluídos, elegantes e com bom preço. E com esse espumante não foi diferente. É um produto exclusivo, com linda apresentação e tiragem de apenas 900 garrafas (abrimos a de nº 16). 

É elaborado pelo método tradicional (champenoise), com vinho base de Chardonnay (55%) e Pinot Noir (45%). As uvas são vinificadas em separado, com a Chardonnay sofrendo fermentação malolática, uma parte em barris de carvalho, enquanto a Pinot Noir fermenta em tanques de inox. A autólise de leveduras ocorrem por 36 meses, resultando num espumante com apenas 2,8 g de açúcar por litro.

Na taça o espumante tem coloração dourada, com reflexos esverdeados. Perlage com bolhinhas finas e persistentes. Nos aromas é intenso, com complexidade evidente, lembrando notas de tostado, frutos maduros, abacaxi.  Em boca tem boa acidez e cremosidade, com a complexidade se repetindo. Final de boa persistência e muita elegância.

Mais um grande espumante brasileiro, que vale ser conhecido. Encontrado nas lojas virtuais na faixa dos R$ 65. 

Avaliação VPT = 87 pontos.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: