03 setembro 2012

Pra lotar o carrinho no supermercado: Etchart Privado Torrontés 2011


Esse vinho já teve a safra 2006 comentada anteriormente (relembre) e foi considerado o melhor custo benefício de 2008 aqui no blog.

No mês de julho estava no Wal-Mart fazendo compras e, apesar de terem a pior adega dentre os grandes supermercados de Uberlândia, resolvi visitá-la. Ao encontrar esse vinho por R$12 não tive dúvidas em arriscar.

A boa qualidade e a ótima relação custo x benefício se repetiram também para essa safra 2011, que curiosamente custou menos que a safra 2006 já comentada aqui (R$15,90).  

Na taça a coloração é amarelo palha, com reflexos esverdeados. Boa intensidade aromática, com grande destaque para lichia, flores e um leve amanteigado. O álcool a 13% apareceu um pouquinho, independente da temperatura.

Em boca as sensações olfativas se repetiram em grande intensidade, acompanhadas por notas minerais. O único defeito novamente foi o álcool sobrando um pouco, indicando que servi-lo a temperaturas mais baixas seja mais indicado. Alguma untuosidade e uma boa acidez, deixando o vinho refrescante. Final de média persistência, com palato mineral e frutado lembrando lichia.

É produzido pela  Bodegas Etchart e deve ser um vinho apenas para exportação, já que não aparece no site deles. O Torrontés que lá está não tem a mesma garrafa desse que comprei, que se assemelha àquelas da Alsace, Alemanha, Áustria etc.

Avaliação VPT = 85 pontos. 

Saúde a todos!



Um comentário:

Saad disse...

Muito obrigado pela dica. Um bom vinho branco, especialmente se olharmos pelo custo x benefício.
Forte abraço.