25 setembro 2012

Seria esse o melhor vinho do Chile? Provamos o famoso Erasmo 2007


Quando você descobre que um vinho foi eleito o "melhor do Chile", não ficaria curioso? E se esse vinho pode ser comprado a $90, a curiosidade não aumenta? Pois é. Aconteceu comigo em relação a esse vinho que recebeu 94 pontos do Guia Descorchados, do respeitado crítico Patrício Tapia. 

Então, diante de uma avaliação tão boa, não tive dúvida em comprar 2 garrafas. Uma para beber e outra para guardar. Mas o resultado não foi tão bom quanto o descrito naquele prestigioso guia.

Na taça a coloração é púrpura, indicando que não houve grande evolução visual. Na taça os aromas vêm ao nariz em boa intensidade, primeiro com grande presença do abaunilhado da madeira, em segundo plano os frutos vermelhos e negros, especiarias e algo balsâmico. Em boca tem corpo mediano, taninos firmes, levemente rascantes e média acidez. Final mediano, com a boca seca e palato com lembrança da madeira, frutos, especiarias e chocolate. Tem álcool a 14,5%, aparecendo em alguns momentos.

Um vinho elegante, muito bem feito, com bons predicados... mas daí a elegê-lo como o "melhor do Chile" vai uma distância muito grande... pelo menos foi a impressão que tivemos aqui em casa. 

Tive oportunidade de trocar informações com a Fabiana Gonçalves, do blog Escrivinhos, que parece ter se decepcionado um pouco também. Esclareço: a decepção foi por esperar um vinho que mereceu 94 pontos, o que não seria o caso em nossa opinião. 

O vinho é elaborado com as uvas Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Franc, num clássico corte de Bordeaux. Tem passagem de 18 meses por barricas francesas e mais 12 meses em garrafa. Talvez já tenha atingido o seu melhor e esteja em linha descendente. A madeira se sobreponto à fruta é um bom indicativo.

É elaborado no Vale do Maule pela Viña La Reserva de Caliboro, sob responsabilidade do enólogo Francesco Marone Cinzano. A vinícola foi fundada em 1994 e tem 50 hectares de vinhedos próprios, uma pequena bodega para os padrões chilenos. Na foto acima o "don Erasmo" original, que inspirou esse vinho.   

Avaliação VPT = 87 pontos. 

Saúde a todos!



10 comentários:

jacques disse...

Quanto tempo em decanter? Esse vinho necessita de 02h em decanter para mostar todas as suas qualidades, eu disse 02h e não 1h.
Abraços.

Gil Mesquita disse...

Boa dica, Jacques...

obrigado!

Alex Magalhães disse...

Excelente matéria! Já bebi algumas vezes esse vinho e, apesar de gostar do mesmo, não acha que seja um bom custo-benefício.
O grande equívoco na verdade é levar a sério as notas do Patrício Tapia.
Se pensarmos que um Sassicaia é avaliado em outras mídias com 95 pontos, nenhum vinho chileno deveria chegar perto dessa nota.
Abaixo o link da nossa matéria onde falamos do Erasmo:
http://www.consuladodovinho.com.br/artigo/343
Abraços

MondoVinho disse...

Gil,
Eu provei o 2006 e o 2007 e achei diferenças gritantes entre as duas safra. O 2006 é muito mais elegante e harmônico, já achei o 2007 mais duro e fechado: talvez mais tempo de garrafa vai lhe fazer bem.
Abraço!
http://mondovinho.blogspot.com.br

Universo dos Vinhos disse...

Olá Gil

Confesso que sempre tive (e tenho) "um pé atrás" com estes guias, rankings e pontuações que são publicados.
Prefiro sempre confiar na opinião independente dos amigos blogueiros, que até hoje se mostrou muito confiável.

Um abraço e saúde!

Tiago Bulla
www.universodosvinhos.com

Felipe disse...

Gil, também fiquei em dúvida se deveria ou não comprovar esse prodígio. Fato é que, independente da capacidade do crítico, ele vai na linha que lhe agrada mais. Por isso, talvez o melhor a fazer é descobrir o crítico que tem o gosto mais parecido com o seu, e seguí-lo rs.
Enfim, não comprei esse vinho, e sinceramente depois do Toro Loco estou fugindo um pouco dos vinhos alardeados.
Espero que a outra garrafa se mostre melhor, quando for a ocasião de abri-la.

Um abraço!
Felipe.
http://bebadovinho.blogspot.com

Daniel Seiti disse...

Parabéns pelo Vinhoparatodos.com
Gostei muito do site e pretendo visitar mais vezes.
Quero desejar muito Sucesso e Saúde !
Atenciosamente,
www.FireBull.com.br
www.facebook.com/FireBull.com.br

Geraldo Gonçalves disse...

Ótimo comentário.
Acho que vale a pena experimentar, principalmente que está na promoção na Wine por R$ 56 para sócios.

Gabriel Juca disse...

Bebi ano passado essa mesma safra. Achei um vinhaço. Muito equilibrado, apesar de tãnico. Sutil.

Felipe disse...

Não aguentei a curiosidade, comprei-o no ano passado e bebi semana passada. Gostei muito (o 2007). É um estilo tostadão mas sem extrema extração, muita fruta. Já abriu a outra garrafa?

Abraços.