14 outubro 2012

Boa experiência: Five Heirs Lourensford Cabernet Franc 2006


Esse vinho o Cristiano Orlandi (Vivendo Vinhos) trouxe em abril, quando o Cláudio e a Rafaela (Le Vin au Blog) também vieram. Não bebemos o vinho porque não deu tempo, mas ficou devidamente guardado na adega, climatizado e com uma etiqueta vermelha que indicava "vinho proibido", afinal, queria abri-lo na presença do amigo. Ele deixou outros dois Cabernet Franc, que serão degustados quando voltarem por aqui, pois também são proibidos. 

Pois bem. Estávamos em Catalão (GO) e levamos o vinho para o jantar no DonnAna Bistrô, lugar especial na cidade e que inaugurava naquela semana uma nova área, muito aconchegante e decoração de muito bom gosto.

É rotulado pelo produtor, a Lourensford Wine Estate, como Cabernet Franc, mas leva uma pitada de Mourvedre (10%), uva francesa que é mais comum em cortes com a Grenache e Syrah, especialmente na região do Rhône. Mas, consultando o site da vinícola, não encontrei esse vinho, o que me leva a acreditar que não seja mais produzido.

O estilo é de um vinho do Novo Mundo, ainda com muita fruta e aquele abaunilhado característico dos vinhos sul-africanos, mas com algumas notas de especiarias deixando o vinho um pouco mais complexo. Na boca tem boa estrutura, com taninos macios e acidez equilibrada, repetindo fruta e especiarias, com notas de pimenta. Final de boa persistência.

Um bom conjunto, especialmente porque já é um vinho com 6 anos, está mais dócil, com mais elegância. Embora o produtor indique no rótulo que o vinho foi feito para ser bebido logo ou guardado por 4-5 anos, ainda está em boa forma.

Não sei quanto custa atualmente, mas encontrei informações distintas, custando entre $70 e $100.

Saúde a todos!


Nenhum comentário: