02 outubro 2012

Casa Valduga Reserva Prosecco 2010 #CBE


Com atraso de um dia, em virtude da última viagem à Serra Gaúcha, publico o 73º vinho da Confraria Brasileira de Enoblogs - CBE, mais antiga (e talvez ainda única) confraria virtual de vinhos do Brasil, criada em fevereiro de 2007. 

A escolha desse mês coube ao amigo Tiago Bulla, do blog Universo dos Vinhos, com quem estive no último sábado em Bento Gonçalves, por ocasião da 20ª Avaliação Nacional dos Vinhos. 

Quando escolheu o tema o Tiago determinou: "Amigos, aproveitando a chegada do calor e da primavera sugiro apreciarmos um refrescante espumante Prosecco."

Escolhi um espumante que aqui em casa faz sucesso desde a safra 2006, com preço bastante honesto pela grande qualidade que entrega. Não me lembro exatamente quanto paguei por essa garrafa no varejo da Casa Valduga, mas nas lojas virtuais do Rio Grande do Sul é vendido na faixa dos R$ 37-43.

É um espumante elaborado pelo método Tradicional (Champenoise), com uvas 100% Prosecco, do Vale dos Vinhedos, com 12 meses de maturação para autólise de leveduras. 

Na taça a coloração é amarelo palha. Perlage em boa intensidade, bolhas finas, boa formação de espuma. Espumante "barulhento". Nariz com aromas intensos, floral e frutos tropicais. Lembrança muito discreta da fermentação, ao contrário de safras mais antigas em que a vinícola apostava num espumante mais complexo. 

Na boca tem grande acidez, notas florais e alguma lembrança cítrica. Boa cremosidade. Grande equilíbrio entre acidez, açúcar e álcool. Ideal para bebericar mas com grande capacidade de harmonização. 

Embora o açúcar residual seja de 10,7 g/l não se percebe um dulçor excessivo, pois a acidez e o gás carbônico não deixam o espumante ser enjoativo em nenhum momento. 
Saúde a todos!


2 comentários:

Unknown disse...

Poderia compartilhar onde você encontrou este prosecco nesta faixa de preço?

Att

Gil Mesquita disse...

Prezado,

como disse na postagem, encontrei o espumante em lojas virtuais do RS. Não me lembro agora exatamente quais, mas sempre consulto preços na Vinhosnet, Meu Vinho e Armazém Canta Maria.

saúde!

Gil Mesquita