29 outubro 2012

Domaine de l'Ouby Morgon AOC 2009


No dia  5 de outubro realizamos o segundo encontro da nossa Confraria e o segundo vinho da noite vem de uma famosa região francesa, Beaujolais, que é sinônimo de vinhos fáceis, refrescantes, frutados, adaptáveis a várias culinárias e elaborados com a uva Gamay. Essa região possui 10 sub-regiões (crus) e uma denominação genérica, Beaujolais-Village (veja no mapa abaixo).  

Dessa importante região vem o famoso Beaujolais Nouveau, vinho jovem que está pronto para comercialização 2 meses após a colheita, sempre na terceira quinta-feira do mês de novembro, simbolizando o primeiro vinho da safra. 

Em seu processo ocorre a maceração carbônica, em que as uvas iniciam a fermentação num ambiente sem oxigênio e saturado de gás carbônico. O rompimento da casca não ocorre pelo tradicional esmagamento dos grãos, mas pelos efeitos próprios da fermentação. É um vinho para celebração, não para guarda, devendo ser consumido em até seis meses após a produção. 

Mas o vinho da nossa Confraria é mais robusto. Vem de uma importante sub-região, Morgon, situada no coração dos crus, onde a Gamay dá vinhos mais intensos em aromas e sutilmente mais encorpados. É produzido pelo Domaine de L'Ouby, que possui apenas 6 hectares nessa sub-região, dedicados ao cultivo da uva emblemática da região. 

Na taça coloração grená, translúcido. Aromas de frutos mais delicados, cereja, framboesa, e algo terroso. Na boca tem médio corpo, é intenso em sabores e tem grande acidez. Seus taninos são finos e elegantes, com repetição de boa fruta e um fundo de especiarias. Final frutado, de boa persistência, deixando a boca salivando e pedindo mais um gole. A perspectiva de guarda apontada no site do importador é de 8 anos, mas está pronto para consumo agora, podendo ganhar alguma complexidade com alguns anos, se bem acondicionado. 

Na minha opinião sua grande virtude é a capacidade de harmonizar-se com vários pratos, porque tem boa acidez, taninos que não vão se conflitar com alguns condimentos difíceis de harmonizar, tem boa fruta e é extremamente fácil de beber. Servirá como aperitivo também e agradará ao todos os paladares, do menos experiente ao mais exigente.

Foi comprado no site da Chez France por R$73. 

Avaliação VPT = 86 pontos. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: