28 outubro 2012

Domaine Jean-Marie Haag Pinot Blanc 2009


A Alsácia é uma região muito particular da França, especialmente em razão de sua proximidade com outros países europeus. Sua cultura, culinária e estilo de vinhos são únicos e quisemos experimentar um pouco disso no segundo encontro da nossa Confraria. 

O vinho escolhido é elaborado pela Domaine Jean-Marie Haag, uma pequena vinícola fundada em 1982 e conduzida pelo casal Jean-Marie e Myriam. É elaborado com 100% Pinot Blanc, também muito cultivada na Alemanha, onde é chamada Weisser Burgunder. Não tem passagem por madeira. 

Na taça coloração amarelo bem claro. Aromas a frutos brancos, como pêssego. Na boca tem boa presença, é untuoso, com notas de especiarias, algo lembrando mel e novamente os frutos brancos marcam presença. Final de boa persistência, com palato marcado por alguma mineralidade também. Álcool a 13% sem qualquer desequilíbrio.

No site do importador há indicação de 9 anos como tempo de guarda, mas o vinho está num ótimo momento pra consumo, principalmente para aproveitar seu frescor. É daqueles vinhos brancos com grande capacidade de harmonização, mas também pode servir como aperitivo, porque tem notas levemente adocicadas que vão agradar paladares menos experientes. 

Foi comprado no site da Chez France, por R$ 55.

Avaliação VPT = 87 pontos. 

Saúde a todos!





Nenhum comentário: