18 outubro 2012

Em vídeo, uma ótima compra a R$ 40: La Gravière Bellefond Graves Blanc AOC 2009


Esse vinho foi trazido pelo Cristiano Orlandi (Vivendo Vinhos), que nos proporcionou uma interessante oportunidade de provar um vinho branco elegante, corte de duas uvas e que na variação de temperatura revelava ora características de uma, ora de outra uva.

É produzido pelo Château La Gravière Bellefond na sub-região de Graves, em Bordeaux. A primeira safra do vinho foi em 2004. Atualmente sua proposta é atender o gosto da maioria dos consumidores por vinhos frutados, levemente amadeirados, mas com aptidão para o envelhecimento.  A vinícola tem vinhedos próprios com área de 5 hectares, onde são cultivadas as uvas para esse vinho, um corte harmonioso de 40% Semillon e 60% Sauvignon Blanc.

A degustação foi bastante informal, tanto que produzimos um vídeo que demonstra isso. Mas algumas características aromáticas só se revelaram depois, com a variação de temperatura. 


Na taça  apresentou coloração amarelo esverdeado quando estávamos à sombra da árvore, mas com uma toalha branca ao fundo a coloração é mais dourada.

No início, numa temperatura mais baixa, predominaram os aromas de mel, própolis e frutos brancos, destacando as características da Semillon.  Com o vinho esquentando um pouco na taça, os aromas remetem à Sauvignon Blanc, mais vegetais, grama cortada e aspargos. Em boca o corpo é mediano, untuoso, com boa acidez. Elegante e gastronômico. Final de boa persistência.

Boa surpresa. Um vinho comprado a R$ 40, no site da importadora Chez France. Uma ótima relação custo x benefício, principalmente para os que querem conhecer o estilo elegante dos vinhos brancos de Bordeaux sem gastar muito.  

Saúde a todos!



Nenhum comentário: