26 outubro 2012

Esse vinho foi um achado: A-Mano Bianco Puglia IGT 2010

 
Pra quem ainda não tinha visto o ícone ao lado, esse saco de dinheiro,  saiba que é um dos motivos de alegria desse blog. Encontrar bons vinhos é bacana, mas pagar relativamente pouco, ou melhor, pagar um preço justo por um grande vinho é excepcional. O que esse ícone aí do lado diz é: esse vinho valoriza muito o seu dinheiro. Ele já apareceu em postagens anteriores, é só conferir. 

Esse vinho é produzido pela A Mano Wines, fruto da paixão de Elvezia Sbalchiero e Mark Shannon. Ela, italiana do Friuli e especialista em marketing. Ele, enólogo californiano. Ao se conhecerem na Sicília quando trabalhavam em vinícolas diferentes encontraram na Puglia o local ideal para seu projeto pessoal.  Seus vinhos são importados pela Ravin e têm uma ótima relação qualidade x preço. Três de seus tintos são vendidos a $55 (Negroamaro, Primitivo e um orgânico) e o top da vinícola (100% Primitivo) é vendido a R$96.

Esse é o único vinho branco produzido por eles, um corte das uvas Fiano Minutolo (85%) e Greco (15%).  Na vinificação uma pequena parcela das uvas Greco são colocadas em pequenas caixas e deixadas 2 meses para secagem, processo conhecido como apassimento. Nesse tempo os frutos concentram muito açúcar e depois são vinificados e acrescentados ao restante do vinho já obtido.

Na taça a coloração é amarela, com reflexos esverdeados. Aromas em ótima intensidade, flores, algo vegetal, ervas aromáticas e discreta lembrança química (derivados de petróleo). Na boca apresenta-se muito equilibrado, presença de frutos cítricos, ervas e novamente a lembrança química. Bom conjunto. Acidez marcante, corpo médio. Alguma mineralidade apareceu.

Final de boa persistência, deixando a boca limpa em razão da boa acidez. Capaz de harmonizar-se com pratos mais potentes, mais gordurosos. Foi bem com vários pratos que estavam à mesa, desde a salada até uma massa com molho branco. Boa complexidade e muito frescor. Bom para bebericar, mas ideal para acompanhar comida. Álcool a 12,5%.    

Por esse preço (R$49) considero o vinho uma excelente compra, com personalidade, acidez marcante, boa fruta e versátil à mesa.

Avaliação VPT = 88 pontos. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: