13 outubro 2012

Grande vinho: Casa de Santar Touriga Nacional Dão DOC 2006


Começo hoje a comentar aqui alguns vinhos bebidos com o amigo Cristiano Orlandi, do blog Vivendo Vinhos, que esteve com sua esposa aqui em casa no fim de semana de 7 de setembro. Bebemos vinhos muito interessantes, conversamos muito à mesa e demos boas risadas. Dessa visita saiu o vídeo do Toro Loco (relembre) e outro sobre um vinho branco de Bordeaux, que será publicado nos próximos dias. 

Esse é um vinho português da região do Dão que comprei há alguns meses e estava na adega aguardando uma ocasião especial, principalmente porque queria compartilhar as impressões de um vinho com mais idade com alguém que aprecie esses detalhes.

É produzido pela Casa de Santar, pertencente ao gigante grupo Global Wines. Em 2007 a vinícola recebeu o prêmio de Produtor do Ano, conferido pela Revista de Vinhos, importante veículo de comunicação em Portugal.

Vinho de coloração rubi. Aromas em muita intensidade, mescla de frutos vermelhos maduros, floral, chocolate e fundo de especiarias. Na boca tem bom corpo, taninos finos e grande acidez. Final longo, marcado por fruta e chocolate. 

Apesar da boa estrutura de taninos e acidez, não parece que ganhará muito com a guarda, já que a fruta madura parece estar no auge. Bom conjunto para ser conhecido agora. Pede comida. 

Grande vinho. Apesar da faixa de preços mais alta do que costumo comprar no dia-a-dia, repetiria a compra. 

Pela garrafa paguei R$ 89.

Saúde a todos!


Nenhum comentário: