26 novembro 2012

Para harmonizar com os brancos: Salmão assado com molho de pepino


Não sou cozinheiro. Acho que tenho pouco talento pra cozinha, na verdade. Sou mais um curioso, daqueles com margem de erro bem alta.

Mas, ainda que tenha todas essas assumidas limitações, aceitei fazer uma receita para o jornal Correio de Uberlândia, que saiu na coluna de gastronomia no dia 11/11, ao lado da coluna de vinhos da Érika. O convite foi feito pelo repórter Thiago Lima

A receita é de fácil execução e vai bem com vinhos brancos de boa acidez, mas testamos uma harmonização que ficou muito boa, com o Vinhas Altas, um Vinho Verde Branco da safra 2009, já comentado aqui (relembre). 

A receita abaixo serve 4 pessoas.

Ingredientes: 

- 4 filés de salmão
- 8 batatas (redondinhas e pequenas)
- 1 pepino
- 250 g de iogurte natural
- 2 colheres rasas (sopa) de mostarda Dijon
- cebolinha
- alecrim
- azeite extra virgem
- sal
- pimenta do reino moída na hora
- 1 limão

Preparando o molho: 

- pique o pepino em cubinhos, os menores que conseguir. Escorra o excesso de água num papel toalha. Misture com o iogurte natural, a mostarda Dijon e a cebolinha picada. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Deixe descansando na geladeira.

Preparando as batatas: 

- lave bem as batatas e faça com a faca dois sulcos, em formato de cruz, para que os temperos penetrem na batata. Coloque-as em água fervente com sal e um ramo de alecrim. Retire-as quando estiverem quase na consistência ideal para servir. Numa frigideira coloque uma boa quantidade de azeite de oliva, suficiente para cobrir todo o fundo da vasilha. Ligue em fogo baixo e coloque as batatas que foram cozidas em água com o ramo de alecrim. Vá girando as batatas para que a casca fique com aparência de “frita”. Retire-as quando o salmão estiver pronto.

Preparando o salmão: 

- coloque os filés de salmão em um refratário, pincele com azeite e tempere com sal e pimenta do reino. Despeje sobre os filés o suco de ½ limão. Leve ao forno pré-aquecido a 200ºC e asse por 10 a 12 minutos.

Finalizando: 

- retire o líquido que se formou no fundo do refratário e misture com o molho de pepino. Disponha no prato um filé, duas batatas, um ramo de alecrim fresco para decorar e coloque o molho sobre o salmão. Harmonize com um vinho branco de boa acidez.

Bom apetite!

2 comentários:

Universo dos Vinhos disse...

Grande Gil!

Mas perto de mim, você é quase um cozinheiro profissional meu amigo rsrs.

Também sou interessado em gastronomia... Uma negação, mas aos poucos vou me arriscando..

Achei interessante sua receita; eu, que adoro salmão, vou arriscar fazê-la. Só fiquei com dúvidas sobre o preparo dos filés: é necessário utilizar papel alumínio? Somente 12 minutos bastam para assá-lo?

Um abraço e parabéns pela receita

Tiago
universodosvinhos.com

Gil Mesquita disse...

Amigo Tiago,

exagero seu, meu caro!

não usei papel alumínio em nenhuma das vezes que testei, até porque o suco do salmão será usado depois, então o papel alumínio pode rasgar ou algo parecido que atrapalhe. Não grudou o peixe na assadeira.

os 12 minutos são suficientes sim. Mais que isso o peixe perde a coloração e pode ficar ressecado. Já fiz até com 10 minutos, mas isso dependerá da espessura do filé.

quando fizer mande fotos.

grande abraço.