19 novembro 2012

Pronto para beber agora: Quinta do Seival Cabernet Sauvignon 2006


Na última sexta-feira publicamos uma receita de Cassoulet feito pela dona Wania Marcondes (relembre). Esperamos que seja o primeiro de muitos outros vídeos de suas receitas.

Para harmonizar com o Cassoulet parece natural a escolha de um vinho francês, especialmente se vier da região de origem do prato, o Languedoc-Roussillon, ou ainda um Rhône ou um Bordeaux. Já li que a harmonização perfeita seria com um Châteauneuf-du-Pape! Mas, não tínhamos nenhum vinho francês na adega e resolvi arriscar um Cabernet Sauvingon brasileiro já com alguma idade, esperando que estivesse elegante o suficiente para acompanhar o prato.

É produzido pela Miolo na região da Campanha Gaúcha, mais precisamente no município de Candiota, próximo à divisa com o Uruguai. Tem passagem de 12 meses por barricas de carvalho e a safra atualmente comercializada (2008) pode ser encontrada a R$55 na loja virtual da vinícola.

Vinho de coloração rubi, límpido e brilhante. Aroma um pouco fechado no início, abrindo-se depois para muita fruta vermelha madura e um elegante tostado proveniente da madeira. Em alguns momentos apareceram especiarias e menta. Na boca os taninos já estão dóceis, macios e elegantes, mas ainda uma boa acidez dá ao vinho capacidade de harmonizar-se com uma boa lista de pratos. Final de boa persistência e muito equilíbrio em boca. Álcool a 13,5% sem atrapalhar.

Já é um vinhode 6 anos e está pronto para ser consumido agora, ainda com suas virtudes preservadas. Cresceu muito com a comida. Estava bom como aperitivo, mas ganhou muito ao acompanhar o Cassoullet que potencializou suas melhores características.

Saúde a todos!



 



Nenhum comentário: