28 novembro 2012

Satisfação garantida: Casa Marin Cartagena Pinot Noir 2009


Quando fomos ao Chile em janeiro de 2011 trouxemos algumas garrafas e essa (infelizmente) era a última, comprada no varejo da Casa Marin, em Lo Abarca. Não me lembro quanto custou por lá, mas aqui no Brasil é vendido na casa dos R$70.

Os vinhos Cartagena são uma homenagem à região da Costa Central chilena e que inspirou os poetas Vicente Huidobro e Pablo Neruda. A localidade de Lo Abarca, onde está sediada a vinícola, pertence ao município de Cartagena. Foi o nome escolhido para batizar a "segunda linha" de vinhos da vinícola, que ainda têm os varietais Riesling, Sauvignon Blanc e Gewürztraminer. 

Esse é um Pinot de estilo chileno, com muita fruta, notas adocicadas, mas com acidez bastante para não deixá-lo enjoativo. Aviso de antemão que ele NÃO se parece com um vinho da Borgonha, nem pretende parecer. São estilos diferentes e a comparação não é adequada.

Na taça a coloração é grená, translúcido. Aromas intensos de frutos silvestres, framboesas, menta, especiarias, especialmente pimenta. Na boca a sensação adocicada foi a primeira a ser notada, com muita fruta e acidez exuberante, tem taninos finos, é picante.  O final é longo, com palato marcado por muita fruta e um bem integrado tostado proveniente da passagem por barricas. Tem 14% de álcool, deixando o vinho com alguma potência, mas sem desequilíbrio.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: