12 novembro 2012

Uma boa aposta dessa histórica vinícola: Aurora Chardonnay Pinto Bandeira 2011


Quando estive em setembro na Serra Gaúcha, uma das mais interessantes visitas foi a que fizemos ao Centro de Pesquisa da Vinícola Aurora, em Pinto Bandeira, região que detém atualmente o selo de IP - Indicação de Procedência. Essa visita valeu um post aqui (relembre). 

Além de mostrarem os espumantes que estão sendo produzidos na região, esse Chardonnay foi servido durante o almoço e agradou bastante a todos. É o primeiro vinho da Aurora a ser produzido exclusivamente com uvas da região de Pinto Bandeira, vindas de sua propriedade e não dos cooperados. Uma aposta diferente dessa gigante do vinho brasileiro que tem tudo para dar certo. 

O vinho é vendido na loja virtual da vinícola por R$ 32,70. Tem coloração amarelo palha. Nos aromas é bastante expressivo, com as notas aromáticas típicas dos Chardonnay que provamos nessa viagem, muitos frutos brancos, banana, pêra, notas florais e a sensação abaunilhada dada pela passagem de 3 meses por barricas americanas. 

Na boca tem bom corpo, boa presença de acidez e uma untuosidade que deixa o vinho elegante. Frutos e flores se repetindo, bem como a lembrança da madeira bem integrada. Boa complexidade para a faixa de preços. Final de boa persistência.

Um vinho "inaugural" desse novo projeto da Aurora que ao lado de um Pinot Noir provado em primeira mão no almoço do dia 28/09 devem fazer sucesso. Vinhos de bom preço, muito corretos, fáceis de beber e parceiros da boa mesa. 

Saúde a todos!





Nenhum comentário: