17 dezembro 2012

Abrindo os trabalhos: Vicar's Choice Riesling 2011


Começamos o 3º encontro de nossa Confraria com esse Riesling, produzido pela Saint Clair, na região de Marlborough, localizada na parte norte da Ilha Sul, na Nova Zelândia. Foi comprado na loja da Grand Cru, em Ribeirão Preto. Custou R$ 79. 

O produtor é a Saint Clair, cujos fundadores produzem vinhos desde 1978, mas somente centralizaram a produção com uvas de vinhedos próprios a partir de 1994. Em 2005 recebeu o prêmio de melhor produtor da Nova Zelândia no International Wine and Spirit Competition, em Londres. Seus Sauvignon Blanc e Pinot Noir estão entre os mais premiados de todo o mundo.   

Esse  é um vinho sem passagem por madeira, de coloração amarelo palha, com aromas florais e notas especiadas, como alecrim. Em boca tem boa acidez, corpo delicado e notas cítricas, como limão. O final é de persistência mediana, com palato lembrando amêndoas, além das notas cítricas e florais. 

Começamos bem a noite, com um vinho que prima mais pela elegância e delicadez, em oposição ao segundo vinho da noite, um Sauvignon Blanc bem potente.

Avaliação VPT = 86/100 pontos.

Saúde a todos!

 

Nenhum comentário: