19 dezembro 2012

Achocolatado: Vicar's Choice Pinot Noir 2009


O terceiro vinho da noite impressionou nos aromas quando a garrafa foi aberta. Muito chocolate no nariz e um envolvente tostado, fruto dos 8 meses de passagem por barricas de carvalho.

Na taça tem coloração rubi. Aromas inicialmente tomados por notas lembrando chocolate, elegnte tostado, mas que depois de alguns minutos se equilibraram com o frutado delicado, lembrando cereja, groselha, framboesa. De leve corpo, apresentou boa acidez, álcool a 13,5% sem incomodar. Final mediano, com muita fruta e um discreto amargor.

É produzido pela Saint Clair, cujos fundadores produzem vinhos desde 1978, mas somente centralizaram a produção com uvas de vinhedos próprios a partir de 1994. Em 2005 recebeu o prêmio de melhor produtor da Nova Zelândia no International Wine and Spirit Competition, em Londres. Seus Sauvignon Blanc e Pinot Noir estão entre os mais premiados de todo o mundo.   

Foi comprado na loja da Grand Cru, em Ribeirão Preto e custou R$ 89. 

A indicação de guarda feita pelo importador é de 5 anos, mas acredito que esteja no auge e não deve ganhar muito em garrafa.

Avaliação VPT = 87/100 pontos .

Saúde a todos!



Nenhum comentário: