28 dezembro 2012

Beleza em forma de vinho: Luiz Argenta Jovem Sauvignon Blanc 2012


Comprei esse Sauvignon Blanc quando estivemos em setembro na bonita e competente vinícola Luiz Argenta. É um vinho que vem numa linda garrafa italiana que faz par com outro vinho, o Gewürztraminer, formando as já famosas "garrafas gêmeas". 

Na taça tem coloração amarelo palha. Aromas desde logo demonstrando mais elegância e frescor do que a potência dos SB do Novo Mundo. Predominância cítrica, lima, notas minerais, mas também frutos tropicais, especialmente banana.

Na boca a acidez é marcante, com notas cítricas e mineralidade (salgado) tomando conta da boca, dando boa complexidade. Leve, equilibrado, refrescante. Bom para bebericar, mas com estrutura de acidez capaz de fazê-lo ser um bom par para muitas possibilidades, saladas, pratos com frutos do mar, culinária oriental, mesmo um pouco mais condimentada. 


Final mediano, mas intenso em sensações. Palato com lembrança mineral. Boca salivando por conta da acidez.

Vinho muito bem feito, com 12,5% de álcool, leve, refrescante e gastronômico. Garrafa linda. Ótima opção de presente, com a garrafa podendo ser utilizada para condimentar um azeite ou "curtir" pimentas.

É vendido a R$53 no varejo da vinícola e foram elaboradas apenas 3.000 garrafas, com uvas de vinhedos próprios. Após o engarrafamento passou 4 meses na vinícola para ganhar equilíbrio. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: