29 dezembro 2012

Encerrando o ano com uma ótima compra: Salton Volpi Pinot Noir 2011


Esse é o último vinho comentado em 2012 aqui no blog. Acredito que seja uma ótima maneira de encerrar um bom ano, com um vinho de preço acessível e grande qualidade.  Faz parte da linha Volpi, da gigante vinícola Salton, sempre muito segura. Sempre experimentei seus tintos, especialmente o Merlot e Cabernet Sauvignon, com ótimos resultados.
 
Esse Pinot Noir foi comprado por R$37, na Super Adega (Brasília), por influência de um post do amigo Silvestre Tavares (leia), que participou de uma degustação às cegas e esse foi o melhor vinho da noite. Intrigado com esse resultado, resolvi experimentar.

É elaborado com uvas de Bagé, na Campanha Gaúcha e tem passagem por barricas novas de carvalho francês.  

Na taça o vinho é translúcido, de um rubi bem claro, típico dos Pinot Noir.

No nariz os aromas são intensos. Os frutos delicados estão presentes, como framboesa e cereja, mas também há outros aromas que deixam o vinho ainda mais interessante, algum tostado e couro.  

Na boca tem pouco corpo. É seco, sem aquelas notas adocicadas que deixam alguns Pinot do Novo Mundo bem chatos. Acidez equilibrada, com taninos finos e álcool sem incomodar. Final mediano, sem amargor, com repetição da fruta e aquela boa sensação de quero mais.

Vinho pra ser bebido jovem, mas tenho a impressão de que pode ganhar complexidade nos próximos 2 anos, tornando-se um vinho ainda mais interessante.

Avaliação VPT = 88 pontos.

Saúde a todos!



Um comentário:

Flavio Henrique Silva disse...

Caríssimo,
Quero experimentar esse Pinot Noir. Não duvido de sua qualidade. No entanto, o dificil é entender as contas para fazer um vinho de uma uva dificil, com preço tão baixo (pode ser encontrado por 25 Reais) e ainda utilizando passagem em barricas francesas (que são muito caras).
Abraços,
Flavio