27 dezembro 2012

Um belo espumante do Loire: Vigneau Chevreau Vouvray AOC Brut


Comprei esse espumante por R$85 na loja Bon Vivant, aqui em Uberlândia, porque espumantes de outras regiões francesas (fora Champagne) já nos trouxeram grandes surpresas. O preço não é muito convidativo como espumante para o cotidiano, porque há exemplares brasileiros muito bons pela metade do preço, mas a curiosidade foi grande e o resultado muito satisfatório, felizmente.

É elaborado pelo método tradicional, com segunda fermentação em garrafa, com 100% Chenin Blanc, única uva permitida para os vinhos dessa região demarcada e que por si só já indicava um espumante com aromas e sabores diferentes do que a maioria que provamos durante o ano, normalmente elaborada com Pinot e Chardonnay.

Na taça tem coloração amarelo palha com reflexos dourados. Perlage elegante, aromas intensos, maduros, indicando um espumante mais complexo e estruturado. Lembrança de baunilha, aromas lácteos e notas da fermentação bem integradas com as características aromáticas da variedade Chenin Blanc, como pêras e maçãs. Alguma lembrança cítrica também apareceu.

Em boca tem bom volume, é cremoso e também refrescante porque tem boa acidez. Não é pesado em nenhum momento. As sensações olfativas se repetem no retro-olfato. Final longo, maduro, complexo e muito prazeroso. Espumante para se apreciar com alguma atenção, para aproveitar cada gole de sensações.

É elaborado pelo Domaine Vigneau Chevreau, fundado em 1875 e conta atualmente com 28 hectares dentro da denominação Vouvray, no Vale do Loire. É um produtor biodinâmico certificado, cuja conversão dos vinhedos começou em 1995. Hoje todos os produtos químicos foram banidos de seus vinhedos.

Avaliação VPT = 89 pontos.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: