05 dezembro 2012

Vinho didático: Quinta de São João Ribatejo DOC 2004


Esse é o típico vinho pra ser apreciado vagarosamente, por quem gosta de imaginar como ele era quando jovem e o que ganhou com a guarda. Talvez os paladares mais experientes saibam apreciar isso com mais naturalidade, mas sempre aconselho os iniciantes a fazerem o mesmo, até para que saibam como um vinho se mostra quando já está evoluído, mais próximo da "morte" do que do "nascimento".  Esse é um ótimo exemplo. 

É um típico corte português, das castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz. Passou 18 meses por barricas de carvalho, indicando que o produtor apostava em sua boa evolução. Tem 14% de álcool e foi elaborado pela Pinhal da Torre, na região do Ribatejo.

Quando comprei o vinho paguei R$75 pela garrafa, mas está sendo vendido a mais de R$100 atualmente.

Rubi com reflexos atijolados. Aromas em boa intensidade, complexo, evoluído. Fruta presenta, com notas amadeiradas, aromas terciários, tabaco, fruta compotada, chocolate e ervas aromáticas. Na boca tem equilíbrio, taninos finos, mas ainda presentes e acidez equilibrada. Fruta madura, mas também frutos secos, ferrugem, compota, algo vegetal e especiarias. Final mediano, muito elegante, acidez causando salivação.

Vinho no limite para uma apreciação adequada de suas características enquanto jovem (boa fruta e estrutura), mas com presença de boa complexidade causada pela evolução. Didático. 

Saúde a todos!


Um comentário:

Fred Recife disse...

na wine custa Rs 60,00