14 janeiro 2013

Experimente esse siciliano, você vai gostar: Cusumano Benuara IGT 2009


Sempre temos boas experiências com vinhos da Sicília feitos a partir do típico corte Nero d'Ávola e Syrah. Com esse não foi diferente. Aliás, foi o melhor vinho degustado no 4º encontro de nossa Confraria, em dezembro/2012.

É elaborado pela Cusumano, uma empresa familiar fundada em 1963, com objetivo inicial de produzir vinhos em escala minúscula e fornecer uvas para vinícolas tradicionais da Sicília. Seus vinhos começaram a ser comercializados em escala maior apenas no ano 2000, depois de 40 anos de estudos e experimentações. Atualmente está sob a direção dos irmãos Alberto e Diego Cusumano.

Esse IGT tem 70% de Nero d'Ávola e 30% Syrah, com amadurecimento de 80% do líquido em tanques de inox e os 20% restantes em tonéis de carvalho de 2.000 litros. Tem 14,5% de teor alcoólico.

Um vinho moderno, com muita fruta, estrutura para acompanhar pratos e está em ótima forma aos 3 anos de idade, podendo evoluir nos próximos 2 anos. 

Aromas com boa complexidade, flores, frutos vermelhos e negros, mas com notas da madeira. Corpo mediano, taninos finos e acidez marcante, típica dos vinhos italianos, gastronômicos por natureza. Final longo, maduro, com boa fruta, palato com notas amadeiradas bem integradas e vontade de mais um gole.

Um tinto italiano com características interessantes pra quem não se adapta tanto aos vinhos de outras regiões, porque tem um frutado maduro que o aproxima dos paladares mais acostumados aos vinhos do Novo Mundo. Boa pedida. 


Detalhes da compra:

É importado pela Aurora (não confundir com a vinícola brasileira) e encontrado no mercado na casa dos R$ 80-85. Essa garrafa foi comprada no site da Wine, com o desconto oferecido aos membros do ClubeW. 

Avaliação VPT = 87 pontos. 

Saúde a todos!



3 comentários:

Bruna Labat Uchoa disse...

Prezada redação de…,

Me chamo Bruna e gostaria de te apresentar um projeto meu e de outros dois amigos, o www.pecadevinho.com.

O Pecado de Vinho é o primeiro site italiano feito para ajudar brasileiros a harmonizar vinhos italianos com pratos brasileiros e também para contar mais sobre o mundo dos vinhos italianos.

Dei uma olhada no seu site e acho que o Pecado de Vinho possa ser ótima fonte de informação aos seus usuários que se interessam por vinhos italianos. Por este motivo gostaria te de pedir que colocasse um link nosso no seu site:

TEXTO DO LINK:
Vinhos Italianos

Se vc tiver interessado podemos fazer uma troca e coloco o seu link no nosso site também.

Obrigada pela sua atenção, e caso necessite mais informações, não hesite em entrar em contato.

Atenciosamente,

Bruna Uchoa
www.pecadodevinho.com

Anderson disse...

Parece muito bom esse benuara, eu geralmente compro vinhos no http://www.vinhobr.com.br/ e eles tem coisas bem interessantes. Acompanho sempre o blog!

vinho disse...

conheçam o site da http://www.vinhobr.com.br/ assim como este blog vai-le ajudar muito no conhecimento sobre vinhos