07 janeiro 2013

Experimente a tipicidade do Quara Reserva Torrontés 2010


Temos um amigo, o Fernando Pupim, que é fã dos vinhos de Salta, provavelmente porque sua esposa é argentina e dessa região. Então, sempre bebemos algum vinho de lá e foi ele que nos apresentou, por exemplo, os vinhos da Bodega El Transito, muitos já comentados aqui. 

Dia desses estive na casa dele e esse Torrontés me foi servido às cegas. Mas, depois de alguma experiência com os vinhos de Cafayate e sabedor que o Fernando gosta dos vinhos da região, não foi muito difícil acertar a uva e até mesmo o produtor, já que ele gosta dos vinhos Quara e Michel Torino. 

O vinho é elaborado pela Lavaque - Bodegas y Viñedos, cuja história remonta ao ano de 1870, quando o pioneiro Don José Lavaque planou as primeiras videiras nobres no Vale de Cafayete, província de Salta. Atualmente a vinícola possui 360 hectares de vinhedos próprios, cultivando as variedades Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot, Tannat, Syrah, Barbera, Bonarda e Torrontés.

Tem passagem por barricas de carvalho francês e americano. Não encontrei informações dessa safra 2010, mas em 2011 foram 6 meses em contato com a madeira, mas apenas 50% do vinho estagiaram nas barricas. 

Na taça a coloração é amarelo palha. Aromas intensos, inicialmente uma clara lembrança de lichia, abrindo-se para flores, um gostoso frutado cítrico (limão siciliano) e muita mineralidade.  A madeira está discretamente presente com notas de chocolate branco.

Em boca as características aromáticas se repetiram, mas a presença mineral é impactante, chegando a deixar o vinho salgado. Acidez moderada. Final de boa persistência, com palato lembrando limão e novamente as notas minerais. Vinho ideal para os dias de calor e também uma boa experiência para se experimentar essa mineralidade marcante dos vinhos da província de Salta. 

Detalhes da compra:

Como disse acima, não comprei o vinho, porque foi bebido na casa do amigo Fernando, mas pesquisando em lojas virtuais encontrei o vinho na faixa dos R$ 30-35. A esses preços considero uma ótima compra em se tratando de Torrontés, porque permite conhecer as características da uva, da região e o ganho com a passagem por madeira. Um vinho didático, portanto. 

Avaliação VPT = 87 pontos.

Saúde a todos!



2 comentários:

vinho disse...

Este quara eu gostei muito compro vinhos no http://www.vinhobr.com.br/ e eles tem coisas bem interessantes. Acompanho sempre o blog!

vinho disse...

Ainda não provei este vinho, alguem sabe me dizer onde posso encontrar em curitiba? geralmente compro meu vinhos no http://www.vinhobr.com.br/ eles tem ótimos produtos...