04 janeiro 2013

Já provou um vinho com a uva Mencía? Eis uma sugestão: Lagar de Robla Premium Mencia 2008


É muito comum escrever aqui que o vinho é "fácil de beber", mas isso não quer dizer um vinho sem personalidade e sem atributos positivos. Pode ser uma opção do produtor ou mesmo a característica da uva. Esse é um bom exemplo disso.

É elaborado pela Bodega Alvarez de Toledo, cuja história familiar tem mais de 500 anos. A região é Bierzo, conhecida por muitos como a "porta da Galícia" e pertencente à comunidade autônoma de Castilla y Leon. É uma rica e fértil região cujas características de relevo a protegem das influências do Atlântico, com temperatura máxima no verão chegando aos 24 graus e a mínima no inverno aos 4 graus. São variedades tintas autorizadas: Mencía (principal), mas também Garnacha Tintorera, Merlot, Cabernet Sauvignon e Tempranillo.

Esse vinho é elaborado com a uva principal da região, a Mencía. Segundo estudos recentes ela tem muita semelhança com a Cabernet Franc. É abundante em León (com 68% dos vinhedos), mas também em Zamora, Lugo e Orense. É considerada a variedade principal também na D.O. Valdeorras, vizinha a Bierzo.   

Vamos ao vinho, que tem passagem de 18 meses por barricas francesas, embora não seja demasiadamente amadeirado.

A coloração é rubi, translúcido. Tem aromas intensos, frutos delicados, especialmente framboesa e cereja, além de notas achocolatadas provenientes da madeira. Na boca é macio, com taninos dóceis e boa acidez. Bom equilíbrio. Vinho fácil de agradar como aperitivo, mas foi bem ao acompanhar uma fraldinha grelhada com fritas.

Final de boa persistência e com alguma potência. Nenhum amargor ou desequilíbrio. Álcool não sobrou, apesar dos 15%. Pronto para beber agora, sem perspectivas de que ganhe com a guarda. Correto, agradável e simples. Mas, uma boa experiência.

Detalhes da compra

No site da Wine é vendido a R$ 65, mas com desconto pode ser comprado a R$ 55,25. No mesmo site há informação de que o vinho recebeu 91 pontos do Robert Parker, mas acredito que é um equívoco. Primeiro porque não merece essa alta pontuação (na minha modesta opinião), segundo porque acredito que essa nota tenha sido dada ao vinho superior a esse, o Mencía Roble (veja aqui).

Avaliação VPT = 86 pontos. 

Saúde a todos!  



Nenhum comentário: