19 fevereiro 2013

Em vídeo: a safra 2013 e as novidades da Vinícola Aurora, com o enólogo André Peres Júnior


No último dia 15 de fevereiro estive na Vínícola Aurora, uma gigante do vinho brasileiro que teve sua grandeza confirmada pessoalmente porque fiz a visita durante o recebimento de uvas da safra 2013. Só pra se ter uma ideia, no dia anterior (14) a vinícola recebeu 2 milhões de quilos de uva, destinados a suas dezenas de rótulos, não só de vinhos finos, mas também de mesa, espumantes e outras bebidas à base de uva. 

Na cantina provamos algumas bases para espumantes feitas com Chardonnay, originárias de uma nova região agora explorada pela vinícola, Pinto Bandeira, mas também do Vale dos Vinhedos. Foi interessante perceber as diferenças desses vinhos, alguns com muita acidez e aromas de abacaxi, outros menos ácidos e predominância de aromas lembrando banana. 

Um espumante Pinot Noir, com uma leve colaboração da Riesling Itálico (20%). Vendido na loja virtual da vinicola a R$ 32,95

Depois fomos ao tanque do Tannat 2013, que irá para a linha Reserva da vinícola. Um vinho com acidez e taninos lá no alto, até difícil de beber nesse momento, mas que deverá resultar num vinho bastante interessante, que poderá ser guardado por alguns anos. 

Mas, o intuito da visita era entrevistar o enólogo André Peres Júnior, que já conhecia de outras visitas por lá e de quem eu queria obter informações sobre o andamento da safra e dos lançamentos da Aurora. 

Para André esse é um Pinot Noir que pode ser guardado por alguns anos. É vendido no site da Aurora por R$ 32,70

Confiram no vídeo essas informações sobre a colheita e também de dois produtos recém lançados pela cooperativa: um espumante brut rosé e um Pinot Noir elaborado com uvas de Pinto Bandeira. 

Saúde a todos!

Nenhum comentário: