04 fevereiro 2013

Foi bem com um risoto de cordeiro: Cousiño-Macul Antiguas Reservas Chardonnay 2011

O primeiro Chardonnay da linha Antiguas Reservas foi elaborado em 1969

Temos um carinho especial pela Cousiño-Macul, vinícola histórica que visitamos em 2011 e que está sediada na zona urbana de Santiago. Dizem ser a única vinícola em região metropolitana da capital de um país. 

Esse vinho pertence a uma linha que, segundo a própria vinícola, reflete "o mais fino da vindima" em se tratando de Chardonnay, a começar pelo vinhedo com a produção limitada e uso de pequenas barricas novas de carvalho francês. No caso desse vinho a passagem por madeira é de 6 meses e as uvas vêm do Vale do Maipo.

Na taça a coloração é típica dos Chardonnay com passagem por madeira, um amarelo palha com reflexos dourados. Aromas em boa intensidade, lembrando frutos brancos maduros, como melão, e um elegante abaunilhado da madeira. Em boca tem bom corpo, é amanteigado, tem notas adocicadas e frutado intenso, com notas de chocolate branco aparecendo e boa acidez, o que deixa o vinho mais gastronômico e menos chato do que alguns de mesmas características.  

Final mediano, repetindo as sensações olfativas. Vinho muito correto, prazeroso, com uso inteligente da madeira. Álcool a 14% deu potência, mas sem desequilíbrio. 

Para quem mora em Uberlândia os produtos Voilà podem ser adquiridos diretamente pelo contato erika.voila@gmail.com

Foi comprado pensando na harmonização com um risoto de cordeiro e cogumelos ao perfume de hortelã, da Voilà, que tem uma linha gourmet de congelados excepcional. O prato tem uma delicada presença de hortelã, um ingrediente que se for utilizado em exagero "passa por cima" dos demais. Não foi o caso. O vinho casou muito bem com a cremosidade do risoto e os sabores marcantes dos cogumelos e do cordeiro. Bingo!  


Detalhes da compra:

É importado pela Santar, mas comprei essa garrafa no Supermercado D'Ville, em Uberlândia, pagando R$49,90. Preço honesto pela qualidade que entrega, embora em lojas virtuais seja encontrado na casa dos R$40-42. Maldita substituição tributária!

Saúde a todos!




Nenhum comentário: