01 março 2013

Meu vinho para a #CBE: o ótimo e orgânico Animal Chardonnay 2010

Um ótimo exemplo de vinho amadeirado, mas preservando as características da fruta.

Esse é o 79º vinho comentado para a Confraria Brasileira de Enoblogs, cujo tema foi escolhido pelo confrade Victor Marçal, do blog Vinhos Populares. Sua escolha foi a seguinte: "um vinho branco do novo mundo com passagem em madeira e até R$ 100".

Segundo o importador esse vinho é elaborado pela Tikal, projeto vinícola de Ernesto Catena, filho de Nicolás, personalidade à frente da famosa Catena Zapata. Mas, no siste da vinícola só encontrei informações sobre seus outros rótulos, os consagrados Amorío, Júbilo, Patriota e Locura. 

De toda sorte, sendo esse ou não o produtor, o vinho é muito interessante, elaborado com uvas de vinhedos orgânicos na região de Mendoza.

Na taça a coloração é amarelo palha. Aromas intensos e muito interessantes: frutos tropicais, como melão, abacaxi em calda e manga bem madura, algo lembrando azeitona e baunilha elegante vinda da passagem por madeira. No site do importador consta que 30% do vinho passam por barricas de carvalho francês, sem precisar o tempo. 

Em boca é redondo, suculento, com notas levemente adocicadas, baunilha e frutos tropicais maduros se repetindo. Acidez moderada, mas o vinho não ficou chato por esse fator. Final de boa persistência, palato com madeira e fruta, mas com leve destaque mineral.

Boa complexidade, com fruta, madeira e mineralidade compondo um bom conjunto.


Para harmonização - que ficou ótima - minha esposa fez um peito de frango recheado com cottage, acompanhado por um risoto de zucchini da Voilà. A receita do frango será publicada aqui na próxima segunda-feira.

Se você é de Uberlândia e estiver interessado em conhecer os vários pratos da Voilà, entre em contato pelo email: erika.voila@gmail.com


Detalhes da compra:

O vinho é importado pela Mistral, mas foi comprado na loja Bon Vivant, aqui em Uberlândia. Pela garrafa paguei R$61 e o preço é justo pela qualidade que entrega. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: