07 março 2013

Nem só de rosés vive a Provence: Saint Ser Cuvée Prestige Rouge 2006


A Provence é mais famosa por seus vinhos rosés, mas também produz bons tinto. Esse vinho é elaborado pela Domaine de Saint Ser, que iniciou suas atividades vinícolas nos anos 1970. Possui 33 hectares de vinhedos próprios na denominação Côtes de Provence Sainte-Victoire, onde as plantas estão na orientação sul, em encostas, desfrutando de exposição solar ideal. O solo é argiloso, calcário, pedregoso e pobre.  

É um corte das uvas Syrah, Grenache e Cabernet Sauvignon, em proporções que desconheço.

Na taça tem uma bonita cor grená. Boa intensidade aromática, frutos maduros, amoras, musgo, terra molhada, especiarias, boa complexidade. Na boca é um vinho elegante, com taninos macios, mas acidez marcante e repetição da boa fruta. Final de boa persistência, repetindo no palato a boa complexidade dos aromas. Algumas notas evoluídas aparecem. Aos seis anos está num bom momento para consumo e eu não guardaria por mais tempo. 


Detalhes da compra:

Foi comprado no site da Chez France por R$ 79. Na loja virtual da vinícola é vendido a 11,50 Euros, algo em torno dos R$ 32. Essa diferença (lembre-se dos tributos brasileiros) me parece razoável, porque temos muitos outros exemplos de verdadeiros abusos de importadores que multiplicam até por dez os preços dos vinhos.   

Saúde a todos!



Um comentário:

Alessandra disse...

Adoro seu blog, parabéns!
Sempre interessante e educativo.