13 março 2013

Um vinho seguro de um produtor histórico: Carlos Reynolds Colheita Tinto 2009

A família Reynolds tem 180 anos de história ligada ao vinho em Portugal

Depois de algumas decepções com os vinhos do ClubeW, abri esse tinto alentejano na esperança que sua qualidade pudesse mudar minha vontade de cancelar a assinatura. Posso dizer que se os vinhos tivessem a qualidade média desse o clube seria um sucesso. Gostei bastante e recomendo.

É um corte das uvas tradicionais do Alentejo, 40% Aragonês, 40% Trincadeira e 20% Alicante Bouschet. Tem passagem de 8 meses por bolseiros de carvalho, enormes tanques de madeira com capacidade para 15 mil litros cada um, seguidos de três meses em garrafa para afinamento. Tem 13,5% de álcool e potencial de 7 anos para guarda, segundo o importador.

O produtor é a Vinícola Gloria Reynolds, cujos fundadores, ingleses, escolheram o Alentejo para se estabelecerem há mais de 180 anos. A produção atual é de 150.000 garrafas por ano, com uvas de vinhedos próprios espalhados por 40 hectares.

Na taça uma coloração púrpura, densa. Intensos aromas, frutos vermelhos maduros, cedro, baunilha. Em boca tem corpo médio, mas é intenso em sabores, maduro, boa fruta (cereja) e presença marcante da passagem por madeira, mas em equilíbrio com a fruta. Taninos poderosos e boa acidez. O álcool dá potência, mas não desequilibra. Final com boca seca (taninos), de boa persistência. 

Um vinho alentejano de estilo muito moderno, fácil de agradar mesmo aos paladares acostumados a vinhos do Novo Mundo. 

Pelas características que apresentou imagino que uma aeração por alguns minutos pode ajudar, embora eu prefira vivenciar a evolução do vinho na taça. Pode ser guardado por 3-4 anos sem problemas. 


Detalhes da compra

Como disse acima, recebi esse vinho pelo ClubeW de agosto/2012. O preço normal de venda é R$60, mas para os associados do clube sai por R$51. Mesmo descobrindo que no site da vinícola é vendido a 5 Euros, recomendo a compra e estou bastante curioso para provar o outro vinho que veio junto e (aparentemente) está um degrau acima. 

Saúde a todos!



2 comentários:

Universo dos Vinhos disse...

Olá Gil
Também gostei deste exemplar da vinícola Reynolds. Lá em casa ele foi muito bem com uma costela de ovelha assada que preparamos :)
Compartilho contigo a curiosidade em saber se o Julian Reynolds é tão bom ou melhor que este - estou guardando o meu para um momento próximo.
Em tempo: infelizmente não tive talvez a devida "paciência" com os vinhos do clube - a dois meses cancelei minha assinatura, sem maiores remorsos.
Forte abraço e saúde meu amigo!
Tiago Bulla
universodosvinhos.com

Unknown disse...

Tive oportunidade de provar o Carlos com uns amigos que adoraram.
De seguida servi o Julian e pasmaram !
Parabéns aos produtores.

Agora quero provar o Gloria na adega.