18 março 2013

Uma ótima compra vinda do Uruguai: Finca Agostina Pinot Negro 2009


Essa é uma das boas surpresas do ano até agora, um Pinot Noir (traduzido livremente no rótulo como Pinot Negro) elaborado pela Bodega De Lucca na região de El Colorado, departamento de Canelones. A vinícola tem capacidade para produção 500.000 litros anuais e cerca de 60 hectares de vinhedos próprios.

O enólogo Reinaldo De Lucca é representante da segunda geração da família a produzir vinhos no Uruguai. Sua origem é o Piemonte, de onde chegaram no início do século XX e estabeleceram os primeiros vinhedos na região. Aprimorou-se com graduações nas universidades de Montevidéu (Uruguai), Penn State University (EUA) e Montpellier (França).

Esse vinho é rotulado como VCP (Vino de Calidad Preferente), que indica uma produção dentro de certos parâmetros para a região, embora não signifique automaticamente tratar-se de um ótimo vinho. Mas no caso desse - felizmente - a qualidade se comprova na taça. 

A coloração é rubi. De início aromas intensos lembrando a passagem por madeira, um elegante tostado. Com alguns minutos a fruta aparece em boa mescla com a madeira. Vinho de boa complexidade aromática, menta, frutos vermelhos silvestres, tostado, aromas terrosos.

Em boca tem corpo médio. Seus taninos são finos e tem boa acidez. Madeira bem presente, tostado, muita fruta madura, notas adocicadas e uma lembrança terciária, ferrugem, mel. Final mediano, acidez salivando a boca, palato com fruta e madeira. 

Um vinho mais elegante que potente. Não se parece com Pinots chilenos ou argentinos, que podem ser enjoativos ao longo da degustação por conta das notas exageradamente adocicadas. O álcool (14%) aparece a temperaturas mais altas, então aconselho servir em torno dos 13-14 graus.


Detalhes da compra:

É importado pela Premium Wines, mas foi comprado na loja Bon Vivant, aqui em Uberlândia, por R$48. Se for encontrado a preços menores aconselho comprar mais de uma garrafa para aproveitar inclusive para degustar daqui um tempo, talvez por mais um ano.

Saúde a todos!


Nenhum comentário: