08 abril 2013

Mais um vinho brasileiro de respeito, em sua segunda safra: Pizzato Legno Chardonnay DO 2012

O nome Legno (madeira em italiano) remete ao uso do carvalho pela primeira vez em um Chardonnay da vinícola Pizzato.

Quando fiz uma entrevista com o Flávio Pizzato no último dia 16 de fevereiro (relembre) aproveitei para comprar alguns vinhos no varejo da vinícola. Aliás, sempre que vou ao Vale dos Vinhedos aproveito para comprar os vinhos que mais me interessam porque chegam aqui em Minas Gerais custando uns 40% a mais que lá. 

Essa é a segunda safra desse Chardonnay com passagem por madeira. Aliás, foi a primeira experiência da Vinícola Pizzato com o carvalho francês em seus vinhos brancos. Tradicionalmente eles sempre lançaram vinhos que preservam o frescor e o frutado bem franco da variedade, mas nesse top o Flávio optou por uma maior complexidade. E conseguiu. 

É um vinho com o selo D.O. Vale dos Vinhedos, portanto, as uvas provêm exclusivamente dos vinhedos da vinícola nessa região demarcada. Vinho de coloração dourado claro. Aromas em boa intensidade, frutos brancos e notas amadeiradas (baunilha e chocolate branco) em boa mescla, um conjunto de boa complexidade.

Na boca tem boa acidez, untuosidade e corpo médio. Não é um Chardonnay amadeirado em excesso e corpulento, ao contrário, tem delicadeza, elegância, boa fruta e vocação gastronômica. Final de boa persistência, palato com leve e elegante tostado. Tem 13% de teor alcoólico.  


Detalhes da compra:

Foi comprado no varejo da vinícola Pizzato, mas é encontrado em lojas virtuais entre R$63-68.

Saúde a todos!



Um comentário:

Luciano Rocha disse...

Ainda não conheço, mas estou bastante curioso. estarei no próximo encontro do vinho, dia 13 e provavelmente terei a oportunidade de degusta-lo