19 abril 2013

Mais uma compra certeira na casa dos R$30-35: Fleur du Cap Chardonnay 2011

A passagem por madeira durante a fermentação e depois para "afinamento" deu boa complexidade a esse vinho.

Gosto dos vinhos elaborados pela Fleur du Cap, vinícola pertencente ao grupo Distell que também controla as conhecidas marcas Two Oceans e Nederburg. Especialmente os brancos são muito bem elaborados, enquanto os tintos têm um certo exagero na madeira, mas também são prazerosos.

Tenho uma predileção pelo Sauvignon Blanc deles, cuja safra 2010 já foi comentada aqui (relembre).

Esse Chardonnay tem coloração amarelo palha, com reflexos esverdeados. No nariz uma lembrança clara de chocolate branco, vinda da passagem por madeira, mas também frutos brancos característicos da uva. Em boca é macio, com boa presença cítrica, baunilha aparecendo, chocolate branco e boa acidez. Final de média persistência, repetindo no palato as sensações sentidas no nariz e na boca. 

Pesquisando sobre sua passagem por madeira descobri que 20% do vinho foi fermentado inicialmente em tanques de inox e o processo completado em barricas de carvalho francês (80%) e americano (20%). O restante do vinho foi fermentado (50-50) em tanques de carvalho francês e americano. Juntadas as parcelas, o vinho ficou mais seis meses estagiando em barricas e em contato com as borras. Ufa! 

Enfim, um vinho muito correto, prazeroso, gastronômico e de bom preço. 


Detalhes da compra:

Esse vinho foi levado pelo amigo Marcel Gussoni quando estivemos juntos num divertido fim de semana na fazenda. É uma boa compra, porque no mercado é encontrado na faixa dos R$ 30-35.

Saúde a todos!


 

4 comentários:

Anônimo disse...

Gil,

realmente são compras bem seguras esses Fleur du Cap. Gosto também do Sauvignon Blanc, mas o Pinotage é meu preferido, com aquela madeira bem entrosada com a fruta. Gosto bastante do preço também.
Abs,
Ernesto Figueira

MacGuffin disse...

qual mercado que foi comprado? abc

Kátia Lima disse...

Muito bacana a dica, custo /benefício dos Fleur du Cap são realmente honestos. Degustei este num churrasco num dia quente, onde serviram um tambaqui na brasa. Achei muito boa a harmonização. Bjinhos Kátia Lima

Gil Mesquita disse...

Kátia,

obrigado pelo comentário. Gosto desses vinhos, mas dia desses me assustei ao encontrá-los no EXTRA aqui em Uberlândia a $59,90.

a inflação voltou, embora não se assuma isso, e atinge os vinhos de uma forma muito intensa.

devemos abrir o olho pra não entrarmos nessa dança.

saúde!