26 abril 2013

Malbec é tudo igual? Não! Evidência nº 3: Colomé Malbec Estate 2009 #malbecworldday

A regiao de Salta, cerca de 1.300 km ao norte de Mendoza, tem se notabilizado pela elaboração de ótimos Torrontés e Malbec

Esse foi o terceiro vinho degustado no dia 17 de abril, o Dia Mundial do Malbec. A terceira "evidência" de que esses vinhos podem ser diferentes uns dos outros, dependendo especialmente da região. Ao contrário dos dois outros que vieram de Mendoza e da Patagônia, esse veio de uma região que gosto muito, Salta, onde são elaborados os melhores Torrontés da Argentina, segundo penso. 

A vinícola é a Bodega Colomé, que segundo seu site começou a elaborar vinhos em 1831. Esse vinho é rotulado como Malbec, mas aos 85% dela são acrescidos 8% de Tannat, 5% de Cabernet Sauvignon e 2% de Syrah. Tem passagem de 15 meses por barricas de carvalho francês novas (20%) e de 2° ano (80%) para 80% do vinho. Teor alcoólico de 14,5%.

A região, o Alto Vale de Calchaquí, tem vinhedos entre 2.200 e 2.5000 metros de altitude, com pluviosidade reduzida (entre 50 e 120 mm/ano), com amplitude térmica muito alta, com diferenças de até 35ºC entre dia e noite. A radiação solar é alta, com mais de 350 dias de sol no ano.

Na taça o vinho tem coloração violácea, jovem. Aromas em ótima intensidade, frutos vermelhos maduros, ameixa, ervas aromáticas, fumo, chocolate amargo e café. 

Em boca tem bom corpo, taninos macios, bom equilíbrio desde já, mas com potencial de evolução. A boa fruta se repete juntamente com especiarias. Tem bom frescor em razão da acidez. Leve toque mineral. Conjunto de boa complexidade e harmonia.

Final de média persistência, com mineral em evidência, fruta madura e especiarias, como pimenta. Vinho que pode ser decantado, embora eu prefira que evolua na taça. Mas se você tem pressa, vale algum tempo de aeração.
 

Detalhes da compra:

É importado pela Decanter e no site deles é vendido a R$ 103,40. Mas essa garrafa foi enviada pela Wines of Argentina para avaliação e participação no Winebar do dia 17/04, quando foi comemorado o Dia Mundial do Malbec.

Saúde a todos!



Um comentário:

Teresa Cristina Martins disse...

O melhor dos três na minha humilde opinião leiga, rsrsrs...acompanhando por aqui para aprender mais!