29 maio 2013

A garrafa é linda e o vinho é ótimo: Luiz Argenta Gewürtraminer 2012



Gostamos muito da uva Gewürztraminer aqui em casa, mas está difícil encontrar esses vinhos no mercado. Certa vez escolhi essa uva como tema para nossa Confraria Brasileira de Enoblogs e muito confrade escreveu sobre essa dificuldade, mesmo em mercados com muita oferta como São Paulo.

Então, fazia tempo que não bebíamos um Gewürz tão agradável e típico, que nos fizesse beber a garrafa inteira e ficar aquela pontinha de "quero mais". 

Esse é elaborado pela competente vinícola Luiz Argenta, de Flores da Cunha, fundada em 1999 pelos irmãos Deunir e Itacir Argenta, que deram o nome de seu pai ao empreendimento. As instalações da vinícola são modernas e para muitos é a mais bonita do Brasil e uma das mais belas da América do Sul. Veja o que escrevi sobre as visitas que fiz por lá em 2012, a primeira em janeiro (relembre) e a segunda em setembro (relembre). 

Na taça a cor é amarelo palha, com reflexos esverdeados.

Nos aromas uma explosão dos típicos aromas florais da variedade. Em boca tem bom volume e a tipicidade se confirma, com floral se repetindo. É equilibrado, muito agradável, fresco, com acidez presente, mas com intensidade moderada como é de costume para a uva. Presença de notas minerais no retrolfato.

Final de média persistência, com toda a característica floral se repetindo. Álcool a 12,8%. Sem passagem por madeira, é engarrafado após 4 meses em tanques de inox.

Foto: Luiz Argenta - Divulgação

A embalagem para esse vinho veio da Itália, uma linda garrafa desenhada para fazer para com outra, de Sauvignon Blanc, formando as "garrafas gêmeas". Nos rótulos os sinais de menor (<) e maior (>) diferenciam os dois vinhos de acordo com sua acidez: menor para o Gewürz e maior para o Sauvignon Blanc, pelo menos em teoria. 


Detalhes da compra:

Comprei essa garrafa no varejo da vinícola, em setembro de 2012, pagando R$ 53. Foram elaboradas apenas 2.500 garrafas. Uma ótima opção de presente, especialmente se você der as duas "garrafas gêmeas".

Saúde a todos!





 

.

Nenhum comentário: