15 maio 2013

Gosta de cortes uruguaios? De carnes e vinhos? Prove esse: Catarsis 2011


Esse é mais um exemplar interessante que provei do Uruguai esse ano. Ele foi comprado em maio de 2012 na mesma ocasião de um 100% Tannat, já comentado aqui (relembre), e confirma a qualidade dos vinhos elaborados pela Viñedo de los Vientos, bodega fundada em 1947 em Atlântida, região de Canelones, no estuário do Rio da Prata. 

A vinícola está sob o comando de Pablo Fallabrino e Mariana Cerutti. O primeiro herdou a vinícola em 1995, quando tinha 21 anos. É enólogo e surfista, o que não é uma combinação muito frequente no tradicional mundo do vinho. A empresa possui 37 hectares de vinhedos, onde são cultivadas as seguintes variedades: Tannat, Cabernet Sauvignon, Trebbiano, Chardonnay e Nebbiolo. Seus vinhos estão presentes no mercado dos Estados Unidos, para onde exportam dois terços da produção.

Esse vinho é um corte de Cabernet Sauvignon (70%) e Tannat (30%), com passagem de 8 meses por barricas de carvalho francês e 13% de álcool. Foram elaboradas 14.000 garrafas.

Na taça a cor é rubi, com pouca transparência. Os aromas têm boa intensidade, muitos frutos negros, tabaco e uma presença tostada proveniente da madeira. Boa complexidade.

Na boca é encorpado, com ótima fruta, taninos presentes, mas já elegantes. Acidez em boa conta. Final longo, maduro, com palato marcado pela tosta da madeira. 
Pronto para beber agora ou guardar por mais 4-5 anos. 


Gostei muito do estilo de ambos os vinhos que provei dessa vinícola, mais parecidos com um vinho do Velho Mundo, isto é, com frutado menos aparente, mais complexidade e estrutura para acompanhar comidas mais potentes. Aqui em casa foi o par ideal para uma carne de panela com farofa de ovos e batatas, criação da Érika num de seus inúmeros momentos de inspiração. 
  

Detalhes da compra:

Esse vinho me chegou pelo ClubeW de maio de 2012 e deixei guardado em adega climatizada. O outro vinho do clube já foi comentado aqui (relembre). É vendido hoje a R$60 no site da importadora, mas para associados do clube sai por R$ 51. Uma boa compra!

Saúde a todos!


Nenhum comentário: