13 maio 2013

Sem surpresas, um ótimo espumante brasileiro: Cave Geisse Blanc de Noir Brut 2009

A Cave Geisse elabora seus espumantes sempre pelo método tradicional (Champenoise), com a segunda fermentação realizada na própria garrafa.

Esse post eu dedico a dois amigos:

Ao Danilo Valdisser, que foi meu aluno na Universidade e de quem fui orientador do TCC. Depois de sua aprovação em banca, me presenteou com esse espumante, uma gentileza incomum nos tempos atuais.  Além do Direito, Danilo tem lido muito a respeito de vinhos e, como se vê, tem bom gosto.

Ao Cristiano Orlandi, do blog Vivendo Vinhos, a quem eu fiquei devendo um post para sua série "Montando a Adega". Ele fica sem beber durante a Quaresma e sempre pede aos amigos uma colaboração para o blog. Na correria acabei não cumprindo o prazo, mas quando esse espumante foi aberto achei que seria uma ótima indicação.

Já tinha provado o espumante no ano passado e até feito uma nota por aqui (relembre). É mais um belo produto da Vinícola Geisse, da região de Pinto Bandeira. Para muitos o melhor produtor de espumantes do Brasil, então por consequência, da América Latina. 

É elaborado com 100% uvas Pinot Noir da safra 2009, com período de 28 meses de maturação. Na vinificação a polpa das uvas não tem contato com a casca, portanto, o resultado é um vinho branco, daí o nome Blanc de Noir, como chamam os franceses. Foram elaboradas apenas 7.000 garrafas e abrimos a de nº 3.803.

Na taça o espumante tem perlage elegante, com bolhas finas, boa formação de espuma e "barulhento". Tem coloração palha, mas com um leve reflexo cor de pêssego. Intenso no nariz, com notas frutadas, especiarias, leve vegetal e lembrança discreta da fermentação (casca de pão e fermento). Em boca a intensidade se repete, com grande acidez, muita cremosidade e boa estrutura. Final de grande persistência, com palato frutado. 

Espumante que consegue ser ao mesmo tempo elegante, gastronômico e agradável como aperitivo. 


Detalhes da compra:

Como disse, ganhei esse vinho de presente, mas na loja virtual da vinícola é vendido a R$ 80. Pesquisando encontrei o espumante no site da Wine por $78, mas sendo sócio do ClubeW sai por R$ 66.

Saúde a todos!




Nenhum comentário: