09 maio 2013

Um rosé refrescante e fácil de beber: Guy Saget Rosé D'Anjou AOC 2011



Comprei esse vinho porque as noites estavam muito quentes para vinhos tintos e, mesmo com a adega cheia de brancos, bateu aquela vontade de um rosé. Então, escolhemos um vinho francês, elaborado no Vale do Loire, mais especificamente na região de Anjou, uma AOC (Appellation d'Origine Contrôlée) criada em 1936. 

É elaborado pelo Domaine Guy Saget, pertencente ao grupo Saget la Perriere, que reúne também as marcas La Perièrre, Jean Dumont e René Carroi.

A uva utilizada na elaboração desse rosé talvez você não conheça: Grolleau ou Grolleau Noir, muito cultivada no Vale do Loire, com baixa graduação alcoólica e boa acidez. Atualmente, no entanto, a variedade está em declínio. 

Seu ponto alto de popularidade aconteceu na primeira metade do século XX, especialmente em razão dos vinhos rosés da região de Anjou (Loire), adocicados e fáceis de beber. Mas a variedade está em declínio, porque vários críticos internacionais têm avaliado os vinhos com baixas notas. Diz-se que Robert Parker chegou a sugerir aos produtores que cortassem todos os vinhedos de Grolleau para substituí-los por variedades com maior potencial, como Gamay e Cabernet Franc.

Quanto ao vinho, ele não passa por madeira, portanto o resultado na taça é fiel às características da uva Grolleau. Os aromas são intensos, característicos de groselha e framboesa. Na boca tem bom corpo, mais até do que esperava para um rosé, bom frescor dado pela acidez, notas doces, muita fruta e discreto mineral. Final persistente, com agradável frutado e algumas notas de especiarias. 

É preciso um certo cuidado com a harmonização, porque o vinho está mais para um demi-sèc. Harmonizou bem com alguns petiscos, nozes, castanhas etc. Limpa a boca e deixa lembrança adocicada. Também caiu bem com morangos. 

Particularmente prefiro vinhos mais secos, mesmo sendo um rosé. Mas, se esse estilo adocicado é "seu número", vale a pena a compra.


Detalhes da compra:

Esse vinho é importado pela Mistral, que é vendido atualmente em seu site na casa dos R$ 51. Mas essa garrafa foi comprada na loja Vinum Domo, no Uberlândia Shopping. 

Saúde a todos!


Nenhum comentário: