26 junho 2013

Excelente compra: Le Doyenné Bordeaux Rouge AOC 2008

Um Bordeaux de muita personalidade, numa faixa de preços em que o risco de errar é grande.

Compramos esse vinho em março com uma boa expectativa e deixamos na adega devidamente climatizado, aguardando uma ocasião especial. 

E receber amigos em casa é sempre um ótimo motivo para experimentar vinhos que foram guardados com carinho, pra retribuirmos a gentileza da visita. Então, no dia 3 de junho recebemos a amiga Rafaela Giordano, que conhecemos graças aos nossos blogs de vinhos, pois ela mantém junto com o Cláudio Werneck o ótimo Le Vin au Blog, que já soprou 6 velinhas e está entre os mais respeitados do país. 

O vinho é um corte de Merlot (85%) e Cabernet Sauvignon (15%), com passagem de 18 meses por barricas de carvalho francês, com 13,5% de teor alcoólico. 

O produtor é o Château Le Doyenné, cuja história tem início em 1791, mas a administração atual tomou as rédeas do negócio em 1994 e um de seus trunfos é a consultoria do controvertido enólogo Michel Rolland.

Posso assegurar que é um dos melhores Bordeaux que bebi recentemente na faixa de preços em que está. Um vinho que muito interessante, que mescla uma ótima fruta nos aromas e em boca, tem estrutura de taninos e muita acidez para acompanhar comida, madeira bem dosada e já bem integrada ao conjunto. Vinho com bom volume e embora os taninos estejam presentes, não é agressivo em nenhum momento. Está num ótimo momento para ser degustado, embora ainda possa ganhar complexidade no próximo ano.  

Enfim, um vinho muito elegante e prazeroso, daqueles para se beber devagar, apreciando as amizades, o bom papo e a boa mesa.  Deixou saudade!


Detalhes da compra:

Esse vinho é importado pela Grand Cru e foi comprado na loja de Ribeirão Preto. Na ocasião paguei algo entre R$80-90, mas não me lembro exatamente quanto. Uma ótima indicação do Ricardo Algarve, gerente da loja.
   
Saúde a todos!




6 comentários:

Anônimo disse...

Boa dica. Só uma observação: O Ricardo não é mais gerente da Grand Cru Ribeirão. Está de volta à Mercovino.

Att

Roberto

Le Vin au Blog disse...

Que post mais lindo!!!

Muito obrigada, amigos, pela recepção tão calorosa. Este vinho estava realmente excepcional.

Beijos e até breve!
Rafaela

Rodrigo disse...

Parabens pelo Blog. Tive conhecimento dele através do Sabor Sonoro. Vc é de Ribeirão Preto Gil?
abs

blogdovinho.com disse...

Belo post e belo vinho!

Gil Mesquita disse...

Rafaela, já estamos com saudades de vocês também.

Bjos.

Gil Mesquita disse...

Roberto,

recebi email do Ricardo e vi que está na Mercovino. Estamos devendo uma visita a ele.

abraço!