22 julho 2013

Nossa receita especial de costelinha suína com limão china, purê de batata baroa e cabotiá e mini agrião

A harmonização com um Malbec "original" ficou ótima.

Dia desses precisávamos fazer um prato para harmonizar com um tinto, porque o Gil precisava publicar sua coluna mensal no blog Sabor Sonoro (veja aqui). Então, pensamos numa costelinha suína com Tempranillo, mas no final das contas acabamos optando por um Malbec francês, que sairá aqui na próxima quarta-feira. 

Costelinha suína é prato típico de goianos e mineiros e nós, nascidos em Goiás e morando em Minas, não somos diferentes. Na panela de pressão, no forno ou na churrasqueira é um prato de quase toda família aqui por esses lados, versátil, barato e com muitas possibilidades de guarnições. 

Dessa vez optei por marinar a costelinha no limão china e para acompanhar um purê de batata baroa com abóbora cabotiá. Mas achei que precisaria de algo mais refrescante e optei por servir junto folhas de mini agrião. Prato que sozinho foi suficiente para um belo almoço de domingo.  

Ingredientes para a costela: 

- 1 kg de costelinha suína (com osso), cortada em pedaços.
- 3 limões (usei limão china, mas pode ser outro).
- alho amassado com sal e pimenta do reino moída na hora.
- alecrim
- pimenta de cheiro 

Modo de preparo: 

Horas antes, temperar a costela com 1 limão, alho amassado com sal e pimenta do reino, alecrim e pimenta de cheiro. Colocar em um saco plástico ou numa vasilha coberta com papel filme e deixar marinar na geladeira.

Colocar em uma assadeira e levar ao forno coberta com papel alumínio até que esteja bem macia (vá testando). Quando estiver macia, retirar o papel alumínio e deixar dar uma secada para a carne dourar; durante este tempo vá regando com suco dos 2 limões restantes. Assim que a carne começar a dourar desligue o forno.

Ingredientes para o purê: 

- 03 batatas baroa ou mandioquinha
- 02 fatias de abóbora cabotiá descascada e picadas
- 01 lata de creme de leite
- 1/2 cebola em cubinhos
- 02 colheres de sopa de azeite
- 02 colheres de sopa de manteiga
- sal e pimenta a gosto
- 02 dentes de alho espremidos
- 01 pitada de noz moscada para decorar
- cebolinha verde para decorar.

Como preparar: 

Cozinhe as batatas, descasque e amasse com um garfo. Reserve.
Em uma panela coloque 1 colher de sopa de azeite o alho e refogue a abóbora, acrescente sal e pimenta, vá colocando água até ficar bem macia. Retire da água e amasse. Reserve.

Em uma panela coloque o restante do azeite e a manteiga, deixe a manteiga derreter, acrescente a cebola e refogue até ficar transparente, acrescente a batata e a abóbora, abaixe o fogo, misture, coloque o creme de leite, sal e pimenta, misture bem. 

Monte o prato com o purê, alguns pedaços da costela (dependendo da fome do convidado) e as folhas de mini agrião. 

Bom apetite! 

Érika Mesquita

Um comentário:

Jane disse...

uhhhh, parece bom!!
:)
Pena que eu tenho preguiça de cozinhar!!