12 agosto 2013

Como valeu a pena guardar esse Tomero Reserva Petit Verdot 2006!

A safra desse vinho é 2006, mas só foi colocado no segundo semestre de 2008.

Esse foi um dos vinhos que guardei por mais tempo desde que comecei a escrever o blog. Um 100% Petit Verdot elaborado por uma bodega muito conceituada e que não tem nenhum vinho "bom", porque todos são - no mínimo - "muito bons", desde a linha básica até seus ícones. 

É daqueles produtores que se você gostar do preço pode comprar sem medo. A Vistalba, portanto, está na minha lista de produtores confiáveis há algum tempo, tanto que já teve vários de seus vinhos comentados aqui, com destaque para um Pinot Noir dessa mesma linha (relembre). 

As uvas para esse vinho vieram da Finca Los Álamos, de propriedade da vinícola, no Alto Vale de Uco, na província de Mendoza. Foi cuidadosamente elaborado para ser um vinho que suporta a guarda, porque teve passagem de 15 meses por barricas novas de carvalho francês e ficou mais 12 meses descansando em caves antes de ser comercializado. 

Quando resolvemos abri-lo há alguns meses (sim, o post está atrasado) a palavra que mais se ouviu à mesa foi: elegância. Realmente o vinho envelheceu bem, com grande equilíbrio, complexidade, estava amável em boca e com muita vocação gastronômica. Parecia um Bordeaux, porque perdeu a força de um Petit Verdot jovem da Argentina e ganhou nuances de Velho Mundo. 

A coloração é rubi, sem reflexos que indicassem evolução. No nariz e na boca muita fruta madura, mas também eucalipto, especiarias, notas tostadas da madeira, côco. Em boca os taninos estão presentes, mas muito amáveis e forma com a acidez um belo conjunto. O álcool é de 14%, mas não se percebe isso em boca. 

Enfim, valeu muito a pena guardar esse vinho. Mas, como em todas as situações em que o vinho guardado mostra um belíssimo resultado, ficou aquela pontinha de arrependimento de não ter comprado outras garrafas.


Detalhes da compra:

Não me lembro mais quanto paguei por esse vinho importado pela Domno, mas a safra atual (2010) é vendida a preços variando entre $92 e $110 em lojas virtuais. Mesmo com o preço alto para o padrão médio do consumidor brasileiro, vale comprá-lo para guardar ou presentear alguém especial. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: