08 agosto 2013

Gostaria de ter mais uma garrafa desse Viñedo de Los Vientos Tannat 2008, mas...


Definitivamente gosto dos vinhos da Viñedo de Los Vientos. É fato! E quando estivemos na vinícola em março comprei alguns vinhos que não chegaram ao Brasil, alguns mais antigos (como esse) e outros inéditos.

Esse 100% Tannat é da safra 2008. Para o Brasil exportaram apenas a safra 2010, que já foi comentada aqui (relembre). Tem boa passagem por madeira e quando provei no varejo da vinícola com seus proprietários decidi que deveria trazer uma garrafa. Seria um bom companheiro para o churrasco.

Então, dia desses fomos à casa dos amigos Marcel e Carol e esse foi realmente um ótimo companheiro para a picanha. Um vinho de coloração rubi. Aromas intensos, com muita fruta madura, chocolate e tostado da madeira. Bom corpo, com taninos que ainda vão amaciar, tem boa acidez e promete melhorar com alguns anos de guarda.

Final longo, intenso, elegante e equilibrado. Apresenta uma discreta rusticidade que me agrada bastante, porque deixa o vinho mais interessante, gastronômico e com a certeza de que deve melhorar com o tempo. 

Fato que considero importante é que provei muitos Tannat no Uruguai com notas adocicadas um tanto exageradas. Alguns "doces" e enjoativos. Mas, não é o caso desse.  


Detalhes da compra:

Essa garrafa foi comprada no varejo da vinícola, mas em termos comparativos a safra 2010 me custou R$51, embora esteja esgotada no site do importador. 

Saúde a todos!


 

2 comentários:

marcel gussoni disse...

Sou testemunha que este é um belo parceiro da picanha.
A boa notícia é que tenho uma garrafa aqui em casa, entra na nossa longa agenda de compromissos de degustação..rs

Abraços!

RPM disse...

Opa, bom dia. Interessante ver a análise de um vinho desta vinícola. Em 2010 comprei no Uruguai um Ripasso del Tannat - Angels Cuvee - desse produtor, safra 2006, após ouvir bons comentários. O detalhe é que quando eu for degustá-lo acontecerá a mesma situação: provavelmente gostarei do vinho, mas não haverá meios de adquiri-lo novamente, rsrs.
Um abraço.
consigliereduvino.blogspot.com.br