19 agosto 2013

Mais um espumante brasileiro bem interessante: Dunamis Espumante Ar Brut

Com teor alcoólico de 11,5% é um espumante muito agradável e com boa complexidade.

A Dunamis é uma vinícola jovem e tive oportunidade de provar todos (ou quase) os vinhos por eles elaborados. Sua proposta é colocar no mercado vinhos fáceis, que agradam aos paladares mais jovens, enfim, sem complicação. 

Isso não significa vinhos de menor qualidade ou que dediquem menos atenção aos produtos. Ao contrário, mesmo com essa proposta a inovação é uma busca constante, como na elaboração de um Merlot branco que já provei e gostei bastante e que estará em breve por aqui. 

Esse espumante é um 100% Chardonnay, elaborado pelo método Charmat. Não é um processo demorado, porque em poucas semanas é possível obter um espumante com a segunda fermentação em autoclaves de inox. É o que a chamam Charmat curto

Na taça o espumante tem coloração amarelo palha, perlage com bolhinhas finas e de boa intensidade. Nos aromas uma boa surpresa, porque um espumante elaborado para ser leve e descontraído apresentou boa complexidade, com notas de frutos brancos, pêra, maçã cozida, floral também presente. 

A presença de aromas mais maduros me fazem desconfiar que o vinho base passou por carvalho. Mas é só uma desconfiança, porque no site da vinícola não há essa informação. 

Na boca é um espumante de bom corpo, com acidez mediana, boa cremosidade e as sensações olfativas se repetindo. Final de boa persistência, marcado novamente pela sensação de fruta bem madura, me fazendo lembrar algum destilado. Essa complexidade aliada ao bom corpo e, claro, ao preço, me fazem indicar esse espumante como um produto muito interessante.


Detalhes da compra:

No site da vinícola o preço sugerido ao consumidor é R$29,90 e a esse valor é compra muito boa. Mas essa garrafa me foi enviada pela assessoria de imprensa da Dunamis para avaliação.

Saúde a todos!



Nenhum comentário: