05 agosto 2013

No carrinho do supermercado :: Aurora Espumante Brut 100% Pinot Noir


Não me lembro de não ter gostado de um espumante da Vinícola Aurora. São baratos, corretos e entregam o que prometem. E esse 100% Pinot Noir elaborado com uvas da Serra Gaúcha é uma ótima compra, principalmente ao preço justo que paguei. Portanto, deixe o preconceito de lado e aposte nos espumantes da mais antiga cooperativa brasileira.

O método de elaboração é o Charmat, isso significa que a segunda fermentação - aquela com objetivo de produzir gás carbônico e espuma - ocorre em tanques de inox. Normalmente (mas nem sempre) esses espumantes visam o frescor e a leveza, como esse.  

A coloração não é um amarelo palha, pois tem uns reflexos cobre. Nos aromas a lembrança é frutada, mas com notas de ervas aromáticas. Na boca tem boa acidez, com frutas e ervas se repetindo e certa cremosidade. É seco, com discretas notas adocicadas, o que deixaria o espumante um pouco cansativo, mas não é o caso. Final mediano, muito fresco e agradável. 

Não é um espumante de grande complexidade aromática e gustativa, mas é fresco, delicado, agradável e muito bem feito. Foi muito bem acompanhado sushi e sashimi aqui em casa. Mas é daqueles também pra se bebericar num dia quente na companhia de seus amigos. 


Detalhes da compra:

Gostaria de comprar os espumantes da Aurora com mais frequência, mas os preços aqui em Uberlândia são impraticáveis. No supermercado Extra é vendido a $39,90. Como eu sei que esse preço não é real, simplesmente não compro. Essa garrafa foi comprada no Pão de Açúcar, em Ribeirão Preto, por R$25,90.

Fiquei curioso pra saber o que explica essa diferença de mais de 50% se ambos supermercados pertencem ao mesmo grupo e se a tributação para o estado de São Paulo é tão famigerada como aqui em Minas Gerais. Alguém me explica, por favor?

Saúde a todos!


      

Um comentário:

Le Vin au Blog disse...

Gosto do moscatel. :)
Bjs,
Rafaela