27 setembro 2013

Fácil de agradar: Montresor Campo Madonna Cabernet Sauvignon IGT 2009


Encontrei esse vinho em várias ocasiões, mas nunca comprei. Olhava a bonita garrafa, o bonito rótulo e pensava: "Cabernet Sauvignon do Vêneto? Será?" Isso porque essa região italiana é mais conhecida por outros vinhos, como os Amarone, Valpolicella e os famosos espumantes Prosecco. 

Mas, recebi há alguns dias essa garrafa do importador para avaliação e foi uma excelente oportunidade de experimentá-lo e poder compartilhar aqui as impressões que tive. 

De imediato pude observar que o vinho carrega o DNA do Vêneto. Embora seja elaborado com a Cabernet Sauvignon, tem um estilo mais redondo, menos tânico, adocicado, sendo inclusive rotulado como meio-seco. Ao degustá-lo sempre vinha à cabeça o estilo dos outros vinhos da região elaborados com uvas passificadas. 

Na taça já se vê um Cabernet diferente, de cor rubi e boa transparência. Nos aromas é intenso, com destaque para a madeira, lembrando cedro. Frutos maduros bem presentes, lembrando cerejas e framboesas.

Vinho de corpo mediano, com taninos presentes, mas finos, sem arestas. Notas amadeiradas bem intensas. Boa acidez. É claramente um vinho meio-seco, mas passa longe de ser enjoativo. Final mediano, com a boca salivando por conta da boa acidez. Taninos presentes, deixando sua marca nas gengivas. 

Para meu gosto pessoal (e isso pode significar muito pouco pra você), a madeira está mais presente do que gostaria. Mas, está em harmonia com o conjunto e parece que é exatamente a característica pretendida pelo produtor, já que passou 12 meses em barricas francesas e eslovenas.

Como disse no título do post, é um vinho fácil de agradar e para os que gostam do estilo mais adocicado e amadeirado é uma ótima escolha. Por ter uma boa acidez, deve acompanhar bem alguns pratos mais robustos, como carnes vermelhas e queijos mais fortes. 

É elaborado pela Vini Montresor, fundada em 1892, que também elabora os vinhos que tornaram o Vêneto famoso em todo o mundo: Amarone, Valpolicella (Clássico e Ripasso) e Recioto.  


Detalhes da compra:

Esse vinho me foi enviado para avaliação pela assessoria de comunicação da Importadora Cantu. Pode ser encontrado em várias lojas virtuais, numa faixa que varia entre $80 e $120. Então, pequise muito antes de finalizar a compra. 

Saúde a todos!



Nenhum comentário: