16 setembro 2013

Por menos de R$40, um belo espumante espanhol: Cavas Hill 1887 Brut


A Espanha também é famosa por seus vinhos espumantes, conhecidos por Cavas e elaborados por todo o país, embora 85% da produção esteja concentrada na Catalunha.  Esses espumantes podem ser brancos ou rosés. Para os brancos, as principais variedades permitidas são Macabeo, Xarel.lo e Parellada. Para os rosés a uvas mais utilizadas são Garnacha e Monastrell. 

O espumante que degustamos nesse último fim de semana é elaborado pela Cavas Hill, tradicional casa fundada em 1887, mas que começou a construir suas primeiras cavas subterrâneas em 1918, destinadas à elaboração dos famosos espumantes pelo método tradicional (champenoise), com a segunda fermentação na própria garrafa. 

Em sua elaboração entram as três principais variedades, com 50% de Xarel.lo, 35% de Macabeo e 15% de Parellada e passa 18 meses em cava para envelhecimento.

Na taça a coloração é amarelo palha. Perlage com bolhinhas médias, mas constantes. 

Aromas intensos, com lembrança da fermentação e um toque de frutos vermelhos, groselha. Aliás, essa lembrança de groselha é uma característica que tenho encontrado em cavas, provavelmente conferida pela Xarel.lo, a variedade responsável pelos aromas nesses espumantes .

Na boca é intenso, fresco, indicando boa acidez. Espumante com certa cremosidade, especialmente equilibrado, com frutado em bom equilíbrio com as sensações trazidas pela fermentação. Final de boa persistência. Seco em boca e final com alguma lembrança mineral. 

Espumante bem feito, seco, com frescor para servir de aperitivo, mas também para acompanhar saladas, peixes e frutos do mar. 


Detalhes da compra:

Esse espumante me foi enviado para degustação pela importadora, a Cantu, através de sua assessoria de imprensa. Na internet encontrei o espumante à venda na faixa dos R$38. Uma boa compra!

Saúde a todos!



2 comentários:

Anônimo disse...

Uma perguntinha:

por esse preço não podemos comprar um ótimo espumante brasileiro? Então porque apostar numa cava que normalmente apresenta um resultado frustrante?

Le Vin au Blog disse...

Belas fotos, heim?
Já com estilo próprio. Tacinha ao fundo, garrafa em primeiro plano. :)
Bjs
Rafa