24 outubro 2013

É tinto, mas é leve e descomplicado: Dunamis Cabernet Franc 2012


O primeiro vinho da Dunamis que comentei aqui no blog foi essa Cabernet Franc, mas da safra 2011 (relembre). O estilo jovem, descomplicado e fácil de agradar é repetido nesse 2012, que tem apenas 5% do vinho passando por barricas de carvalho americano pelo período de 6 meses.

Gosto bastante dos Cabernet Franc brasileiros, que ao lado da Tannat dão ótimos exemplares na Campanha Gaúcha, de onde vêm as uvas desse vinho. Mas, ao contrário de outras vinícolas que elaboram CF mais estruturados, com capacidade para envelhecer bem, esse está pronto para consumo de imediato. A passagem por madeira não lhe confere "peso", mas notas aromáticas e sabores que contribuem para um vinho mais interessante. 

Na taça tem coloração púrpura. Aromas em boa intensidade, com presença de frutos vermelhos, mas algumas especiarias e chocolate branco (proveniente da madeira). Na boca é leve, harmônico, fácil de beber, com taninos macios e ótima acidez. Sem amargores ou álcool em excesso (12% de teor). Madeira conferindo elegância. Final de boa persistência, com boca salivando por conta da acidez. 

Bom para bebericar e para acompanhar comida. Está pronto para beber, até porque acredito que tenha sido feito para consumo rápido. Pode ser guardado por mais um ano, mas não ganhará muito com a guarda. 

 
Detalhes da compra:

O vinho é vendido pela loja virtual da vinícola a R$43,70. Mas, essa garrafa me foi enviada pela assessoria de imprensa da vinícola para degustação. 

Saúde a todos!



3 comentários:

Anônimo disse...

gosto desse.

F disse...

Ótimas dicas, o blog esta de parabéns, e sempre compro no site http://www.vinhobr.com.br/ vale a pena conferir.

Fabio Ayrton disse...

Ótimas dicas, o blog esta de parabéns, e sempre compro no site http://www.vinhobr.com.br/ vale a pena conferir.