29 outubro 2013

Simples e direto: Salton Intenso Brut

Leve e descontraído, esse espumante lembra bastante um meio-seco.

No último dia 22 de outubro participamos de mais uma edição do WineBar, uma degustação virtual que reúne formadores de opinião em torno do vinho. Dessa vez, degustamos três vinhos da linha Intenso, da Vinícola Salton, um dos mais importantes produtores brasileiros. 

Essa linha promete vinhos descomplicados, fáceis de beber e que possam apresentar a alegria do vinho brasileiro, especialmente para o mercado exterior. Uma estratégia acertada, porque acredito que o estrangeiro espera do nosso vinho a mesma alegria e descontração que vê em nosso povo. Então, os vinhos provados conseguem isso. 

Para os que já conhecem os vinhos da vinícola, essa linha está acima dos vinhos Classic, encontrados facilmente em supermercados e em termos de qualidade estão alinhados com a linha Volpi, pra mim uma das grandes relações custo x benefício que temos no mercado de vinhos nacionais. Mas, a linha Intenso promete ser de vinhos mais "prontos" que a linha Volpi, com menor ou nenhuma passagem por madeira. 

Esse espumante brut é elaborado com uvas Malvasia, uma variedade bem aromática. O método de elaboração é o Charmat, com a segunda fermentação em cubas de inox (autoclaves) por um período curto, de aproximadamente 30 dias. 

O resultado é um vinho de coloração amarelo palha e reflexos esverdeados. Muito aromático, com destaque floral, lembrando muito os espumantes Moscatel, além de notas cítricas. Na boca diria se tratar de um demi-sèc se não soubesse ser um brut. Notas adocicadas, boa cremosidade e acidez mediana. 

Final mediano, com discretíssimo amargor, sem ser um defeito. Tem 12% de teor alcoólico. Um espumante leve, agradável, honesto e ideal para o calor infernal que vem fazendo por essas bandas. Pode acompanhar bem uma salada de folhas ou petiscos leves, embora durante a degustação muitos participantes experimentaram pratos mais estruturados. 


Detalhes da compra:

Na loja virtual da vinícola (veja aqui) está sendo vendido a R$30. Um bom preço para um espumante fácil e agradável. Essa garrafa me foi enviada para prova e participação no WineBar

Saúde a todos!




Nenhum comentário: