19 novembro 2013

Esse levou meu selo de ótima compra: Salton Intenso Merlot Tannat 2011

Tinto bem feito, agradável, fácil de beber e barato! Mais um ponto positivo para essa linha da Salton.

Degustar esse vinho foi um motivo de alegria pra mim, que gosto do vinho brasileiro e respeito o esforço de alguns produtores em entregar um produto de qualidade a preços honestos. 

Ao experimentar três vinhos dessa linha Intenso, da Vinícola Salton, fiquei contente com o resultado na taça e quando soube os preços isso deixou a linha ainda mais atraente. Relembre os posts que fiz para o espumante (aqui) e para o primeiro dos tintos (aqui). 

O vinho de hoje é um corte entre duas variedades que se dão muito bem em solo brasileiro: a Merlot colhida na Serra Gaúcha e a Tannat, vinda da Campanha Gaúcha. Elas são vinificadas em separado e após o corte em iguais proporções (50/50) o vinho passa 6 meses em barricas americanas e francesas, também 50/50. 

Na taça o vinho tem coloração púrpura. Aromas em boa intensidade, frutos negros, ameixa, algo lácteo, chocolate, eucalipto e cedro. Na boca é harmônico, com muita fruta, complexidade da madeira, taninos macios e acidez mediana. Final de boa persistência. Tem um leve adocicado (sem ser enjoativo) que vai agradar a muitos paladares. A presença da madeira confere notas de maior complexidade, mas foi muito bem dosada. 

Está pronto para beber ou guardar por mais 2 anos. Álcool a 13,5%, dando ao vinho uma potência maior que o outro tinto comentado na última sexta-feira.  Dos três vinhos avaliados esse foi o que gostei mais.


Detalhes da compra:

Esse vinho é vendido na loja virtual da vinícola a R$28. Uma ótima compra se considerarmos que nessa faixa de preços não é fácil encontrar um vinho equilibrado como esse, sem exageros de madeira ou de álcool. A Salton acertou a mão nesse tinto. 

* A garrafa me foi enviada para a degustação do WineBar que aconteceu no último dia 22 de outubro. 

Saúde a todos!


Um comentário:

Manuel Gusmão Filho disse...

Consegui encontrar este vinho em um pequeno supermercado em Santos, onde resido, e realmente apreciei muito e concordo plenamente com seu comentário.
Manuel
mgusmaof@gmail.com