14 novembro 2013

Ótima opção abaixo de $30: Salton Intenso Marselan Teroldego 2011

O rótulo do vinho remete ao carnaval brasileiro, uma alusão à descontração da linha Intenso.
No último dia 22 de outubro participamos de uma edição do WineBar, degustação virtual que reúne formadores de opinião em torno do vinho. Dessa vez, degustamos três vinhos da linha Intenso, da Vinícola Salton, um dos mais importantes produtores brasileiros. E, como disse no post sobre o espumante dessa linha (relembre), os vinhos prometem ser descomplicados, fáceis de beber e a "alegria do povo brasileiro", com foco no mercado exterior.
 
Esse foi o primeiro tinto degustado, um corte diferente entre uma uva de origem francesa, a Marselan, e outra que simboliza vinhos italianos, a Teroldego. Curiosamente elas são colhidas em regiões diferentes, a primeira na Serra Gaúcha e a segunda na Campanha. Isso indica que a vinícola tem um certo cuidado com esse vinho, escolhendo o melhor terroir para cada variedade. 

Na taça tem coloração púrpura, com reflexos violáceos. Aromas com frutado muito franco, fresco, com discreto floral e chocolate.
 
Em boca tem médio corpo, fácil de beber, redondo, com taninos finos e boa acidez. Muita fruta vermelha, notas de café e especiarias. Final mediano, sem amargor. 
 
Vinho muito agradável, correto, bem feito e fácil de beber. Não tem a complexidade da madeira, porque nesse caso é engarrafado sem passar por barricas, mas tem as boas características da fruta. 
 
Tem 12,8% de álcool e isso é uma boa vantagem para vinhos desse estilo mais descontraído.  Está pronto para beber agora, mas pode ser guardado por mais um ano, acredito.


Detalhes da compra:

Esse vinho é vendido na loja virtual da vinícola por R$28, o que considero uma excelente compra, porque nessa faixa de preços é difícil encontrar vinhos que não sejam amadeirados ou alcoólicos em excesso. 

* Essa garrafa me foi enviada para a degustação do WineBar. 

Saúde a todos!
 
 

Um comentário:

andre_chiosini@hotmail.com disse...

Boa Tarde.

Recebi de presente dois vinhos do porto e dois licores franceses, sei que licores não é seu ramo, porem não encontro a safra destes vinho e para piorar um dos vinhos esta com a etiqueta danificada não permitindo a identificação, gostaria de um auxilio se possível, caso deseje auxiliar-me me oriente como que te encaminho as fotos.

Fraternal Abraço.