26 novembro 2013

Quer impressionar alguém? Aposte no Maxime Blin Champagne Brut Rosé


No último dia 25 de outubro participamos de mais uma degustação para o WineBar, reunindo vários formadores de opinião em torno de um ótimo produto, de produção limitada, elaborado pelo jovem enólogo Maxime Blin, a partir de 12 hectares de vinhedos próprios, sem adquirirem uvas de outros produtores.

Para assistir ao vídeo com a entrevista e degustação, clique aqui

Apenas 10.000 garrafas desse champagne são elaborados, uma produção minúscula se compararmos com os números de algumas casas da região e foi unânime entre os degustadores a opinião de que trata-se de um produto diferenciado quando comparado com outros da mesma faixa de preços vindos dessas gigantes produtoras. 

O vinho base é elaborado com 100% Pinot Noir, passando um ano em barricas de carvalho francês (claro) para ganhar complexidade, além de 2 a 3 anos em garrafa, com o mesmo objetivo. Apesar disso, não se revelou um espumante pesado. 

Na taça a coloração é alaranjada, lembrando salmão e cobre. Na taça tem ótima formação de espuma, indicando cremosidade, perlage em grande intensidade, "barulhento".  Durante a degustação essas características não diminuíram, revelando uma excelente qualidade do produto.

Muitos aromas cítricos no início, leve tostado vindo da passagem por barricas e da própria fermentação, mineralidade bem presente também. Na boca é seco, com acidez marcante, notas evoluídas pelo tempo em barrica, mas sem ser pesado. Muita cremosidade.

Final de longa persistência, repetindo tudo, principalmente a boa fruta e a mineralidade. Ótima harmonia com as notas conferidas pela madeira (tostado) e boa complexidade, além da refrescância e vocação gastronômica.

Aliás, uma dica do próprio enólogo foi harmonizar o vinho com sobremesas, inclusive à base de chocolate. Não experimentamos em casa, mas fica a dica pra vocês. 

Juro que procurei defeitos, mas não encontrei. Não sei se compraria uma garrafa, mas apenas por uma questão de bolso. Então, se você pode comprar ou quer dar de presente para impressionar alguém com um champagne de pequena produção, a compra é ótima!


Detalhes da compra:

Esse champagne é importado pela Vinea, que o vende em sua loja virtual por R$273. Mas essa garrafa me foi enviada para a degustação do WineBar. 

Saúde a todos!  




Nenhum comentário: