12 dezembro 2013

Mais um vinho branco uruguaio de respeito: Viñedo de Los Vientos Estival 2011

Segundo os dicionários, "estival" é uma expressão que significa "o que é próprio do verão".

Quando estivemos na Viñedo de Los Vientos, em março desse ano, comprei alguns vinhos que não haviam chegado ao Brasil. Algumas safras mais antigas de tintos e esse branco, que de imediato me chamou a atenção pelo corte inusitado, reunindo uvas aromáticas e a "rainha" das uvas brancas: 60% Gewürztraminer, 30% Chardonnay e 10% Moscato Bianco.

O vinho não tem passagem por madeira, por isso ficaram preservadas as características aromáticas dessas variedades, deixando o vinho ainda mais interessante porque os aromas variaram bastante, dependendo da temperatura. 

Na taça a cor é dourado claro. Nariz bastante tropical, lembrando abacaxi em calda e maracujá. Leve sensação abaunilhada, mas que não veio da madeira. 

Em boca é untuoso, com bom corpo. As notas de frutos tropicais se repetiram no retrolfato, com discreta lembrança de mel. Tem média acidez. O final é de boa persistência.

Fiquei pensando que com mais acidez e um pouco mais de "agressividade" o vinho estaria perfeito, mas isso não impede que seja gastronômico. Aliás, o vinho é muito interessante para servir apenas de aperitivo. Ele pede comida e fará um bom par com pratos à base de peixes e frutos do mar. Uma salada também não cairá mal.

Está num ótimo momento para consumo e segundo o site do importador, foi eleito o "melhor vinho branco uruguaio" pelo Guia Descorchados, famosa publicação do crítico chileno Patrício Tapia. 


Detalhes da compra:

Quando compramos esse vinho no varejo da vinícola, em Atlântida, ele ainda não havia chegado ao mercado brasileiro. Mas, atualmente é vendido pelo site da Wine, custando entre R$ 44 e R$ 55, dependendo se você é ou não sócio do ClubeW. 

Saúde a todos!


2 comentários:

Le Vin au Blog disse...

Bebemos uma garrafa deste vinho na Mansão Presidencial e gostei bastante. Personalidade.

Geraldo Gonçalves disse...

Espetáculo!!! Gostei muito e recomendo.